Receita de Maionese Caseira (sem aditivos)

A maionese é um molho ótimo para acompanhar carne grelhada, para temperar saladas ou para ser utilizada em patês. 

No entanto, a que a maioria adquire nos hipermercados, não é um alimento funcional. 

As várias versões existentes: light, feita à base de iogurte, feita com óleo de girassol, entre outras, prometem ser saudáveis, mas estão bastante longe disso.

A receita que a seguir te apresento é feita com alimentos funcionais e saudáveis e por isso podes utilizá-la com a frequência que desejares, sem qualquer receio que te seja prejudicial.

Na minha casa, praticamente todas as semanas faço uma receita de maionese, que rapidamente desaparece. 

Cá em casa todos a adoramos, até a minha filha de 11 anos e nós como pais, não precisamos dizer “não” ao seu consumo, como fazemos com outros molhos, já que se trata de um molho totalmente saudável.

A única desvantagem que posso apontar a esta receita é em relação à sua validade, pois como está isenta de corantes e conservantes apresenta pouca durabilidade. 

Dura, aproximadamente, 10 dias no frigorífico, no entanto a receita rende o suficiente para encher 1 frasco pequeno de vidro, pelo que a sua pouca durabilidade não constitui um problema.

Ingredientes:

  • 1,5 Chávenas de azeite;
  • 2 Ovos inteiros;
  • 1 Colher de chá de Mostarda Dijon;
  • Sal marinho q.b;
  • Pimenta q.b;
  • 3 Colheres de sopa de sumo de limão.

 

Modo de preparação:

Num copo alto (pode ser o copo que vem a acompanhar a varinha mágica), coloquem todos os ingredientes mencionados acima.

Receita de Maionese Caseira (sem aditivos)

É muito importante que sigam exatamente a ordem indicada.

A seguir com a varinha mágica, emulsionem a mistura de ingredientes, durante aproximadamente 8 segundos, até obterem uma mistura cremosa.

Está pronta a vossa maionese!

No final coloca-a num recipiente de vidro (reutiliza os frascos que possuis em casa) e conserva-a no frigorífico, durante aproximadamente 10 dias.

Na hora de servir podes optar por diferentes versões:

Maionese simples – utiliza a receita original;

Maionese de alho e salsa – para esta versão, pica 2 ou 3 dentes de alho, um pouco de salsa e adiciona à tua receita de maionese original;

Receita de Maionese Caseira (sem aditivos)

 Maionese (versão simples, à direita e versão de alho e salsa, à esquerda)

Maionese de pimento – para esta versão, pica 2 ou 3 tiras de pimento vermelho e adiciona à tua receita original.

BOM APETITE!

“E como a saúde é o nosso bem mais precioso, come com prazer, de forma saudável e sem sentimentos de culpa, o teu corpo agradece!” (Carla Coelho)

Comentários

2 thoughts on “Receita de Maionese Caseira (sem aditivos)”

  1. Receita muito boa, estive a fazer à pouco, para acompanhar com uns bifes de porco e uma saladinha….. sem dúvida que fica muito boa. Quando terminar esta, tenho de fazer também das outras 2! Continuem assim…

    1. Obrigado Bruno pelo comentário.
      Não necessitas terminar essa maionese para experimentares as outras versões. Basta que retires um pouco de maionese da receita original e lhe adiciones alho e salsa ou simplesmente tirinhas de pimento.

Deixa um comentário