O Segredo para Emagrecer – Jejum Intermitente

A maioria das pessoas acreditam que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, assim como pensam que ingerir 5 a 6 refeições diárias lhes aumenta o metabolismo. 

Muitas destas pessoas são escravas da alimentação, acreditando que se saltarem uma só refeição que seja, podem estar a perder massa muscular.

Este tipo de comportamento leva-as a uma enorme dependência alimentar, pois necessitam comer a cada 2 ou 3 horas, o que faz com que levem barras de cereais…

…ou qualquer outro tipo de snack para o seu local de trabalho, para o cinema ou para qualquer outro local. 

É um ciclo sem fim e pouco prático nos dias atuais, afinal de contas imaginem o tempo que ganhavas, se apenas comesses 1 ou 2 refeições por dia.

Este tipo de plano alimentar, em que se fazem apenas 1 ou 2 refeições diárias é intitulado, Jejum Intermitente (1).

O Jejum Intermitente é composto por 2 fases:

  • A fase de jejum – 16 horas
  • A fase de alimentação – 8 horas

Durante o jejum, que deve durar aproximadamente 16 horas, não deves consumir qualquer tipo de alimento, somente água e café ou chá sem adição de açúcar.

Durante a fase de alimentação, que dura aproximadamente 8 horas, deves consumir apenas 2 ou no máximo 3 refeições.

Para que seja mais fácil praticar Jejum Intermitente, a fase de jejum deve sempre incluir as horas de sono e normalmente prescinde-se do pequeno-almoço.

Quando saltares a primeira refeição, o pequeno-almoço, vais aperceber-te de uma melhor acuidade mental, uma vez que não vais canalizar a tua energia corporal para fazer a digestão.

Ao estares a consumir 5 a 6 refeições por dia, como é habitualmente aconselhado, toda a tua energia será canalizada para fazer digestões constantes e o teu sistema digestivo nunca poderá descansar…

…pois encontra-se em contínuo funcionamento.

Uma digestão completa não dura apenas 3 horas como a maioria das pessoas poderá pensar. 

Considero que, uma digestão completa é composta por: 

3 horas de digestão ao nível do estômago, 2 horas para que ocorra a absorção intestinal e os nutrientes sejam absovidos para a corrente sanguínea e outras 2 horas para eliminar todas as toxinas produzidas. 

No final o processo completo de digestão terá uma duração total de 7 horas.

O que acontece então quando comemos de 3 em 3 horas?

A resposta é simples, este ciclo não é efetuado convenientemente, além de que o teu sistema digestivo estará em constante funcionamento, não lhe sendo oferecido nenhum momento de pausa.

Quando fizeres Jejum Intermitente, como eu próprio faço, prefire sempre alimentos funcionais, nutricionalmente ricos e densos e nunca alimentos processados.

Pessoalmente gosto de comer carne e ovos como pregava Vince Gironda (foto abaixo), que também utilizava o Jejum Intermitente

O Segredo para Emagrecer – Jejum Intermitente

Vince Gironda

Além de carne e ovos, também ingiro todo o tipo de peixe e mariscos, reduzo os hidratos de carbono de alto índice glicémico, não ingiro açúcar, não ingiro alimentos com glúten, nem alimentos processados.

Obviamente, que no início pode-te parecer difícil, por isso podes escolher um dia da semana, como o “dia do lixo”, em que podes comer tudo o que te apetecer! 

Não te preocupes que com isso, não vais engordar. 

Afinal a vida é para ser vivida e com o jejum intermitente, poderás descomplica-la!

Pessoalmente não faço o “dia de lixo” com frequência, aliás chego a passar bastante tempo sem o fazer, porque a alimentação que faço, causa uma grande sensação de bem-estar geral, que não quero quebrar. 

Adotei a Dieta Paleo, a melhor dieta que o ser humano pode fazer!

Não tenhas receio de perder massa muscular, fazendo 1 ou 2 refeições diárias, porque isso não vai acontecer!

Serge Nubret (foto abaixo), apenas comia uma refeição por dia e todos conhecem o seu físico excecional!

Serge Nubret

Serge Nubret

Na minha opinião e experiência própria, beliscar ao longo do dia, fazendo pequenas e várias refeições, não traz qualquer vantagem física. 

Devemos comer como um leão e não como animais ruminantes, que pastam todo o dia.

Todos já repararam nas barrigas proeminentes de um cavalo, de uma vaca ou até mesmo de um gorila, todos eles herbívoros e que comem durante todo o dia. 

Pensemos agora na barriga delgada de um leão, um carnívoro que come apenas uma vez ao dia, ou que, por vezes passa até vários dias sem comer. 

A diferença, a nível abdominal é enorme.

Nos primórdios, a raça humana passou a ter a cintura mais delgada e a barriga mais lisa, quando começaram a consumir carne

…já que este tipo de alimento os saciava durante mais tempo e lhes permitia passar mais horas em jejum.

Mantenham a vida simples, descompliquem e façam apenas 1 ou 2 refeições por dia seguindo o regime de jejum intermitente!

Termino com uma citação: “A gula é uma fuga emotiva, um sinal de que alguma coisa nos está a devorar.” (Peter de Vries)

Comentários