Fondue de Carne (Sugestão para o Fim de Semana)

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2 Opções de Molhos Saudáveis (Sem Aditivos)

Fondue é um prato suíço à base de queijo, que é fundido sobre uma lamparina ou outra fonte de calor, que possa ir à mesa e que permita que as pessoas se sirvam diretamente.

A sugestão que te apresento é uma variação de fondue, que não leva queijo, mas que apresenta uma enorme diversidade de alimentos saudáveis, tais como carnes e frutas, que tornam a nossa mesa recheada de sabor.

Esta sugestão é ótima para se fazer ao fim de semana, em que aproveitas o teu dia de “lixo”, para saboreares este pitéu.

Apesar da enorme diversidade de alimentos que compõem este delicioso fondue, considero mais sensato confecioná-lo num dia de “lixo”, já que um dos alimentos que fazem parte desta iguaria são as batatas-doces fritas.

Apesar das batatas-doces serem um alimento saudável, têm que ser fritas, o que de certa forma, as torna menos saudáveis.

Para as fritarmos dispomos de 3 alternativas:

1ª alternativa é fritar em óleo de coco (1);

2ª alternativa é fritar em banha de porco;

3ª alternativa é fritar em azeite virgem.

A última opção, o azeite, é uma gordura saudável, mas não deve ser utilizado para fritar, uma vez que temperaturas elevadas o oxidam.

No entanto se optares por esta alternativa, não escolhas azeite virgem extra, mas sim azeite virgem, que é mais resistente às elevadas temperaturas, atingidas durante a fritura.

Pessoalmente prefiro fritar  em banha de porco, porque não oxida, é uma gordura predominantemente monoinsaturada (55%) e é uma alternativa bem mais económica e saudável!

Ingredientes:

– Carne (porco, vaca, aves, ou outras da tua preferência);

– Sal marinho q.b.;

– Frutas diversas (maçãs, pêras, laranjas, bananas, kiwis, mangas, meloa, melancia, uvas, ananás, morangos, ou outras da vossa preferência);

– Batatas-doces q.b.;

– Óleo de coco, banha de porco ou azeite;

– Maionese caseira simples ou na versão de alho e salsa;

Ketchup caseiro;

– Molho de Iogurte Grego caseiro.

Modo de Preparação do Fondue de Carne:

♦  Corta a carne em pedaços pequenos e tempera-a com sal marinho;

♦ Corta as batatas-doces em rodelas ou em palitos, deixa-as de molho em água durante cerca de 30 minutos, depois escorre bem a água, tempera-as com sal marinho e frita-as numa das 3 alternativas apresentadas (óleo de coco, banha de porco ou azeite virgem);

♦ Enquanto as batatas estão a fritar, descasca a fruta e corta-a em pedaços;

♦ Em seguida começa a preparar o teu fondue, utilizando uma fonte de calor que possa ir à mesa (pedra para fondue com lamparinas, grelhador sem fumo, ou qualquer outro).

♦ Coloca na tua mesa: a travessa com a carne, a travessa com a fruta, as batatas-doces fritas e 4 taças, uma com maionese caseira (versão original), outra com maionese caseira (versão de alho e salsa), outra com ketchup caseiro e uma última com Molho de Iogurte Grego caseiro.

♦ Está na hora de ligares a tua fonte de calor e começares a grelhar a carne.

♦ Coloca no prato, fruta variada da tua preferência, batatas-doces fritas e um pouco de cada um dos molhos. À medida que os pedaços de carne vão ficando grelhados, retira-os para o prato, passa-os no molho da tua preferência e delicia-te!

♦ Não grelhes a carne, toda de uma só vez, opta por ir grelhando à medida que a vais comendo.

Esta refeição é para contemplar, para conviver e para saborear a diversidade de alimentos que a compõem, com calma e tranquilidade!

“E como a saúde é o nosso bem mais precioso, come com prazer, de forma saudável e sem sentimentos de culpa, o teu corpo agradece!” (Carla Coelho)

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