DIHIDROTESTOSTERONA (DHT)… A MAIOR HORMONA MASCULINA

A otimização da DHT tem sido demonizada por alguns médicos que afirmam que a mesma, favorece a perda de cabelo e o aumento da próstata.

Muitos dizem que se trata de uma “hormona ruim”, outros, pelo contrário, consideram-na  fenomenal, sendo ainda mais potente que a testosterona.

O objetivo deste artigo é desmistificar esta hormona,  a Dihidrotestosterona (DHT)…

A DHT é a maior hormona que percorre o corpo masculino, tem uma afinidade com os receptores androgénicos 2 a 3 vezes maior e liga-se a eles 5 vezes mais que a própria testosterona.

A DHT tem uma atividade androgénica maior que a testosterona, embora a testosterona tenha uma atividade mais anabólica, o que a torna melhor no que diz respeito à construção muscular.

Embora a DHT seja mais “fraca” que a testosterona na construção muscular, ela sai a ganhar na perda de gordura, pois os estudos indicam redução da massa gorda e do perímetro abdominal com aplicação transdérmica.

Níveis extremamente altos de DHT combinados com níveis elevados de estrogénio e na presença do gene da calvície de padrão masculino, estão associados à perda de cabelo, no entanto, existe um estudo efectuado com 316 homens, que mostra que níveis elevados de DHT estavam associados a uma probabilidade 35% inferior de desenvolver calvície.

Isto demonstra que a calvície não está por si só  associada a níveis aumentados de DHT, mas sim, à presença e expressão génica do gene da calvície em associação com  estrogenicidade e níveis de DHT extremamente elevados.

O alargamento da próstata é outro efeito colateral reivindicado pelo aumento da DHT, mas existem estudos onde se observou que um aumento de 10 vezes na DHT não teve efeito significativo no tamanho da próstata.

O The Jornal of Clinical Endocrinology & Metabolism referenciou um estudo Clínico Randomizado, duplo-cego controlado por placebo. Nesse estudo foram efectuadas aplicações diárias de 70 mg de dihidrotestosterona em gel transdérmico, durante 3 meses. A conclusão do referido estudo mostrou que não foram encontrados quais queres efeitos adversos nos marcadores prostáticos.

APROVEITA AS NOVIDADES DO BLOG TREINO NATURAL
Junta-te ao estilo de vida de Treino Natural e viverás saudável, poderoso, com um corpo estético e natural!
Nós odiamos spam. 100% seguro!

Este estudo concluiu também que:

  • A DHT pode até diminuir o volume da próstata em homens idosos sem doença prostática conhecida;
  • A DHT pode ser benéfica na redução da produção de estrogénio, que é considerado o principal responsável pelos efeitos nocivos, tanto da próstata, como de outros órgãos;
  • Ocorreu uma redução dos níveis de SHBG, embora essa redução também tenha ocorrido no grupo placebo. Assim, este resultado, leva-nos a crer, que tal redução tenha ocorrido devido a mudanças na alimentação e / ou prática de exercício físico durante o estudo;
  • Verificou-se uma diminuição da massa gorda mas sem aumento da massa magra;
  • Notou-se um modesto ganho de força muscular, apenas nas contracções articulares dos membros, o que acaba por coincidir com o facto da massa muscular magra se manter inalterada;
  • Encontrou-se um pequeno aumento da força, apenas nos membros inferiores o que comprova, que a Testosterona pode ter efeitos mais consistentes na construção de força e massa muscular, que a DHT;
  • Verificou-se também uma diminuição do Colesterol Total e do LDL (colesterol ruim);
  • Concluiu-se também que a testosterona tem a possibilidade de ser convertida em estradiol através da aromatase, enquanto um andrógenio puro como a DHT não tem efeitos estrogénicos;

Este estudo foi elaborado com aplicações de DHT em gel sintético que não é de todo o propósito deste artigo, já que o que se pretende é conseguir o aumento dos níveis de DHT, de forma natural!

Saliento também que os problemas associados à perda de cabelo e aumento do volume prostático se tornam mais comuns à medida que o homem envelhece, ou seja, quando os androgénios diminuem. Se a DHT fosse o único réu, então porque razão é que os homens mais jovens (na faixa etária dos 20 anos), idade em que se registam os níveis mais elevados de DHT, não têm problemas de próstata nem de falta de cabelo?

Fica a pergunta…

Então porque devemos aumentar a DHT?

  • A DHT promove o desejo por sexo, ereções mais fortes e o desenvolvimento do pénis;
  • Maior crescimento dos pelos faciais e corporais;
  • Formação óssea masculina (maxilares e ombros largos);
  • A DHT auxilia na queima gordura;
  • Promove o sentimento de calma e agressividade, moderada e assertiva;
  • Maiores níveis de confiança, humor e bem-estar;
  • Redução da incidência de acidente vascular cerebral (AVC);
  • Menor probabilidade de desenvolver doença de Alzheimer;
  • Redução da mortalidade por doença cardíaca;
  • Previne doenças inflamatórias;
  • Previne doenças metabólicas;
  • Ao contrário da Testosterona, a DHT não pode ser convertida em estrogénio pela enzima aromatase;
  • Estimula a função tiróideia;
  • Embora a DHT não seja altamente anabólica, ainda assim, promove ganhos musculares, contribuindo para reforçar o sistema nervoso e a força muscular;
  • Os níveis de DHT estão fortemente ligados aos níveis de GABA no cérebro, promovendo a sensação de relaxamento, característica dos “machos alfa”

Como resumo dos resumos, a DHT faz-nos parecer, sentir e agir como HOMENS com H maiúsculo!

Termino com uma citação: “O sucesso não ocorre por acaso.” (Lair Ribeiro)

APROVEITA AS NOVIDADES DO BLOG TREINO NATURAL
Junta-te ao estilo de vida de Treino Natural e viverás saudável, poderoso, com um corpo estético e natural!
Nós odiamos spam. 100% seguro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress Anti Spam by WP-SpamShield

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.