Malditos Dias De Descanso

Dias De Descanso
Malditos Dias De Descanso

Eu, com 15 anos, tinha uma imaginação incrível!

Não havia uma hora do dia, em que não me imaginasse no corpo de um culturista profissional!

Confesso que esta faculdade me era bastante útil para manter a motivação, no entanto a maioria das minhas fantasias, não eram direcionadas para um resultado específico.

Portanto, embora a minha imaginação me desviasse da realidade, pelo menos, mantinha-me focado nos treinos.

Mas, afinal o que é a imaginação?

Para mim, imaginação é fantasiar sobre algo que nunca aconteceu, mas que gostaríamos de ver realizado, ou seja, é algo que ainda não foi realizado durante a minha existência.

Portanto, é uma forma agradável de unir a mente ao mundo da ficção!

Ao contrário de uma memória, que nos projeta para o passado, a imaginação lança-nos para o futuro.

Embora a imaginação não tenha limites, o meu corpo, rapidamente, chegou ao limite!

Afinal, eu levava sempre o meu corpo ao extremo, mesmo que a imaginação me levasse a uma rotura total com a realidade.

Só passado alguns anos, percebi a gravidade da minha desconexão com a realidade!

Demorei algum tempo para perceber que não havia probabilidade, de ver as minhas fantasias realizarem-se e, por isso, comecei a investigar e a tentar descobrir o que tinha feito de errado.

Naquela época, eu não sabia que os campeões de culturismo, assim como os atores e até modelos, usavam anabolisantes.

Esse universo era desconhecido para mim e quando comecei a ler um livro, que aluguei na biblioteca da cidade onde vivia, intitulado “O Guia Prático do Culturismo”, deixei de treinar diariamente!

Passei de treinos diários, para treinos 3X por semana e apesar de tentar levantar mais peso a cada treino, aumentei os dias de descanso semanal.

No primeiro mês, os resultados foram satisfatórios, já que o meu corpo descansou mais, do que estava habituado.

No entanto, ao fim do segundo mês, comecei a perder força e alguma massa muscular.

Nessa altura, voltei a estudar, fiz várias pesquisas, recorrendo à internet e a alguns livros do Mike Mentzer.

Ele proclamava no Havy Duty 1, defendendo que devíamos treinar 3X por semana, mas só podíamos treinar o mesmo músculo, 1X na semana, o que, consequentemente, originava mais dias de descanso, em cada grupo muscular.

Eu, testei este método, mas com o passar do tempo, perdi mais massa muscular, força, tónus e forma física.

Não estava nada satisfeito com a situação e recorri novamente aos estudos e aos livros do Mike Mentzer…

Ele tinha alterado a rotina que proclamava e dizia que essa rotina de treino levava ao excesso de treino (overtraining), e que por isso, eram necessários mais dias de descanso.

Então, testei a nova rotina de Mike Mentzer, em que treinava o mesmo músculo de 14 em 14 dias!

Sabes o que aconteceu quando optei por fazer mais dias de descanso?

Nada!

Não ganhei massa muscular nem força, muito pelo contrário, até perdi!

Posso então descrever a minha fantasia inicial, como um evento distante ou até mesmo um delírio, mas esse delírio, tornou-se perigoso para a minha mente.

Eu continuava a ensaiar para um evento físico que nunca iria acontecer.

Não desta forma e, muito menos, com mais dias de descanso!

As minhas probabilidades de sucesso com esta nova rotina, eram mínimas!

Contudo, acreditava a 100% no overtraining e descartava completamente os treinos de alta frequência!

Assim, durante cerca de 4 anos, fiquei estagnado!

Não sabia o que fazer e, por isso, ficava apenas sentado no sofá e treinava 1X por semana, porque seguia apenas a teoria de Mike Mentzer, que defendia mais dias de descanso.

Resultado, a minha testosterona, diminuiu drasticamente, o meu corpo estava muito magro e sem tónus muscular e sentia-me fraco física e psicologicamente.

Entretanto, aos 19 anos, fui cumprir o serviço militar e pensei mesmo, que nessa fase iria atingir o pior estado do excesso de treino (overtraining).

No entanto, tudo mudou…

Para melhor!

Foi nessa altura que a minha mente sofreu um “RESET” total!

Tudo o que eu tinha estudado, sobre o excesso de treino (overtraining), dissipou-se durante o serviço militar.

Durante a recruta, eu treinava o mesmo musculo várias vezes ao dia, sem fazer dias de descanso.

Sabes o que aconteceu ao treinar com mais frequência e sem dias de descanso?

A minha massa muscular aumentou drasticamente!

Iniciei o serviço militar com 60 Kg de peso corporal e ao fim do primeiro mês, pesava 70 Kg, ou seja, eu aumentei 10 Kg, enquanto todos os meus colegas de pelotão, perderão vários quilos.

Como pode ser possível?

Serei eu diferente?

Não, não sou diferente, o que acontece é que se começares a treinar diariamente, vais perder peso se estiveres gordo, mas vais ganhar peso se estiveres magro!

Não estou a falar de um treino por dia, mas sim de vários treinos diários.

Esbocei este artigo, na espectativa que possas imaginar o teu corpo perfeito, mas espero que vá além da tua imaginação e se torne real.

Afinal, o aspeto mais útil da nossa faculdade imaginativa é, simplesmente, preparar-nos para tarefas mais reais.

Eu quero que tu estejas preparado para isso!

Eu sou apologista dos treinos de corpo inteiro (ful body) e, portanto, sigo religiosamente treinos de corpo inteiro durante os 7 dias da semana, sem dias de descanso.

Abraça o “overtraining”, assim como eu o abracei!

Afinal, o corpo humano foi projetado para executar esforços todos os dias sem descanso!

Subscreve-te neste Blog no final do artigo e vais aprender a executar treinos de corpo inteiro, diariamente, com segurança e sem lesões!

4 razões pelas quais deves excluir os dias de descanso da tua rotina semanal:

#Razão 1: Queimas gordura e manténs a massa muscular magra

Quanto mais treinas musculação, mais gordura irás eliminar, porém também é importante salientar que vais conseguir aumentar o teu metabolismo.

O teu corpo passará a ser uma autêntica fornalha a queimar gordura, no entanto a tua massa muscular magra continuará a crescer!

O treino de musculação natural, aumenta o teu metabolismo, ao ponto de queimar gordura e tonificar os músculos, mesmo quando descansas.

Portanto, com treinos diários, aumentas os teus genes metabólicos nas fibras musculares!

Mantém esses genes ativados, diariamente, e ao fim de um ano, vais agradecer-me nos comentários deste Blog.

Vais queimar gordura todos os dias e ainda vais aumentar a massa muscular magra!

No futuro, a imaginação vai tornar-se realidade.

Depois, passa por aqui para me agradeceres nos comentários…

#Razão 2: Aumentas a massa muscular magra

Cerca de 60% das pesquisas, favorecem os treinos de corpo inteiro, diariamente!

Semelhantemente, a minha experiência durante 35 anos de treino, confirma a maioria dos estudos.

A ativação dos genes metabólicos e da síntese proteica diariamente, origina maiores ganhos de tamanho muscular, força e forma física.

Portanto, se queres manter, constantemente, esses processos de síntese ligados, então treina 7 dias por semana e esquece os dias de descanso.

#Razão 3: Melhoras a tua saúde física e mental

O treino, ativa a serotonina, um neurotransmissor, também chamado de “hormona da alegria”, assim como, aumenta os teus músculos e diminui a gordura.

As mitocôndrias das células produzem ATP, que fornecem a energia vital para o nosso corpo.

Por exemplo, uma célula de gordura, contém cerca de 40 mitocôndrias, enquanto uma célula muscular contém 2000 mitocôndrias.

Portanto, um corpo magro, musculado e tonificado, gera uma maior energia vital!

O treino diário, promove a longevidade e o humor!

Inegavelmente, o treino diário é a chave para diminuir o risco de doenças cardíacas, depressão, cancro, diabetes e ainda promover a longevidade com alegria!

Certamente, vais querer desistir dos malditos dias de descanso!

#Razão 4: O treino diário permite que te mantenhas fiel à tua dieta

Esta é a 4ª razão, no entanto se as tivesse ordenado pela sua importância, seria sem dúvida a primeira!

Quem começa uma dieta, tem mais probabilidade de desistir se não treinar diariamente!

Não vou fazer referência aos estudos, mas apenas à minha experiência pessoal e instinto.

Eu sei que treinar diariamente, cria disciplina e determinação!

Com isto, não é necessário dizer mais nada!

Conclusão

A imaginação faz parte do ser humano e pode mesmo ajudar-te a alcançar os teus objetivos.

No entanto, errar também é uma caraterística do ser humano e é importante aprendermos com os erros e voltar a tentar.

Muitas vezes passamos anos agarrados a determinadas teorias, que acreditamos que estejam corretas, mas quando percebemos que não é assim, não devemos negar o óbvio e devemos procurar novos caminhos!

A minha experiência demonstrou-me que existem bem mais benefícios se treinar diariamente, sem dias de descanso!

Queimar gordura, aumentar a massa magra, melhorar a saúde física e mental e fazer uma dieta correta, são as 4 razões que considero mais importantes, mas existem muitas outras!

Continua a seguir o Blog Treino Natural, para manteres a tua motivação e esqueceres para sempre os malditos dias de descanso.

Com ORGULHO!

Carlos Coelho, do Blog Treino Natural!

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Sobre o Autor

Carlos Coelho
Carlos Coelho

Olá! O meu nome é Carlos Coelho e sou o fundador do Blog Treino Natural. Tenho vivenciado o submundo da Dieta, do Treino e ainda uma filosofia de vida rebelde, ousada e determinada...

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