Bacalhau com Natas [100% Saudável]

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Bacalhau com Natas

O bacalhau com natas faz parte da cozinha tradicional portuguesa e é um peixe muito apreciado pela maioria, principalmente pela enorme versatilidade de pratos que apresenta.

Trata-se de um peixe com elevado valor nutricional, devido à sua riqueza em proteínas, em diversos sais minerais (iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio) e em vitaminas do complexo B.

Apesar de ser mais saudável adquirir bacalhau fresco, o mais comum é comprarmos bacalhau seco e salgado(1), por isso devemos retirar o excesso de sal, demolhando-o atempadamente.

Apresenta-se como uma fonte de ácidos gordos polinsaturados, com destaque para o ómega 3, que desempenha funções muito importantes na proteção do sistema cardiovascular…

…na prevenção do cancro e no auxílio do sistema imunológico.

Nesta receita podes desfrutar de todo o sabor do bacalhau com natas, de forma saudável, já que as batatas não serão fritas, nem será necessário fazer ou utilizar molho Béchamel.

Desta vez decidi manter a tradição e utilizei natas, que são um ingrediente que utilizo esporadicamente, embora se trate de um ingrediente permitido na Dieta Paleo/Primal.

As natas não são mais do que a gordura obtida do leite, mas se preferires podes optar por outras alternativas, como créme fraîche, que são natas fermentadas, iogurte grego ou leite de coco.

Ingredientes:

– 3 Batatas-doces;

– 3 Postas de Bacalhau ou 1 embalagem de Bacalhau desfiado;

– 1 Cenoura;

– ½ Alho francês;

– 1 Cebola;

– 3 Dentes de alho;

– Azeite q.b.;

– 300 ml de Natas, ou igual quantidade de qualquer outra das alternativas que apresentei;

– 4 Ovos;

– Sal marinho e pimenta q.b.;

– 1 Folha de louro e salsa q.b.;

– Queijo da ilha ralado q.b.;

Modo de Preparação do Bacalhau com Natas:

A primeira etapa é cozerem as batatas-doces, já cortadas em rodelas, em água temperada com sal marinho.

Num recipiente à parte deves cozer também o bacalhau, previamente demolhado, e 2 ovos.

Quando as batatas e o bacalhau estiverem cozidos, deves escorrer a água da cozedura e deixar arrefecer. No caso de utilizares postas de bacalhau, deves limpá-lo de espinhas e desfiá-lo.

A seguir, coloca um pouco de azeite num tacho e refoga a cebola, o alho, a cenoura ralada, o alho francês e a folha de louro.

Quando a cebola estiver macia adiciona o bacalhau cozido e desfiado e tempera com pimenta e sal marinho (se necessário).

Envolve o bacalhau no refogado, espera alguns minutos para ganhar sabor e em seguida adiciona 1 pacote de natas, ou cerca de 200 ml de créme fraîche, iogurte grego ou leite de coco.

A escolha é tua!

No fundo de um tabuleiro que possa ir ao forno, coloca as batatas-doces já cozidas e polvilha-as com um pouco de salsa picada. Por cima, verte o refogado do bacalhau e adiciona os 2 ovos cozidos, cortados em rodelas finas.

Para finalizar, mexe os outros 2 ovos e adiciona ½ pacote de natas, ou cerca de 100 ml de créme fraîche, iogurte grego ou leite de coco.

Tempera com sal marinho e pimenta, verte em cima do bacalhau e termina, polvilhando com queijo da ilha ralado.

Coloca o tabuleiro no forno, a 180 graus, até que fique bem tostado por cima.

Acompanha com azeitonas e com uma boa salada: de alface, agrião, tomate, beterraba, ou qualquer outra da tua preferência.

COME BEM!

UMA BOA REFEIÇÃO ALIMENTA O CORPO E A ALMA!

“E como a saúde é o nosso bem mais precioso, come com prazer, de forma saudável e sem sentimentos de culpa, o teu corpo agradece!” (Carla Coelho)

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