8 Passos para Produzir Testosterona de Forma Natural – As Bases Mais Importantes para Aumentar a Testosterona

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
8 Passos para Produzir Testosterona de Forma Natural

O que devo fazer para conseguir aumentar a produção dos meus níveis de testosterona, de forma completamente natural?

Esta é uma pergunta, para a qual muitos procuram uma resposta direta e, sobretudo eficaz. Aqui podes encontrar dicas muito importantes, que servirão de pilares para iniciares a otimização hormonal, em relação à Testosterona.

A boa notícia é que, não é demasiado complicado aumentar os níveis de Testosterona de forma natural! Mas existem algumas regras que são imprescindíveis de cumprir…

Neste artigo vou enumerar 8 passos básicos, para aumentar a produção natural de Testosterona:

#1 – Manter a gordura corporal entre os 8 e os 14%. Os homens que conseguem reduzir a sua percentagem de gordura corporal e mantê-la no intervalo referido, geralmente apresentam níveis de Testosterona mais elevados.

#2 – Seguir uma dieta alimentar rica em micronutrientes. A carência de vitaminas e de sais minerais, contribui para a diminuição da síntese de Testosterona.

#3 – Executar treinos de musculação. Os treinos de musculação são essenciais para aumentar naturalmente, a produção de Testosterona.

#4 – Manter o consumo de calorias, num balanço energético positivo, ou seja, a quantidade de calorias ingeridas deve ser superior à quantidade de calorias perdidas.

Se precisares emagrecer (balanço energético negativo), fá-lo num curto espaço de tempo. Se o processo de emagrecimento for feito a longo prazo, deves baixar o consumo de calorias, em apenas 15%, para que não seja afetada a síntese de Testosterona.

#5 – Consumir gordura… Sim, lestes bem! Deves incluir na tua dieta alimentar gordura, essencialmente gordura saturada e monoinsaturada.

#6 – Dormir 7 a 8 horas por dia. Cada hora de sono a mais pode ser o equivalente a 15% de aumento, na produção de Testosterona.

#7 – Evitar o estresse. Todos os fatores de estresse aumentam os níveis de cortisol plasmático, uma hormona catabólica que conduz à diminuição da síntese de Testosterona.

#8 – Evitar os xeno estrogénios (xeno = estranho, estrogénios = hormona feminina). Estes compostos sintéticos encontram-se em diferentes produtos artificiais, tais como: shampoos, detergentes, sprays, pesticidas, herbicidas, perfumes e desodorizantes.

Mas o pior são os plásticos, que ao serem aquecidos (líquidos quentes em copos de plástico ou aquecer alimentos em tupperwares), libertam uma substância designada bisfenol-a(1) que além de provocar prejuízos hormonais, também é considerado um agente causador de cancro.

Tanto para o Homem, como para a Mulher, estes são passos básicos, que devem seguir, religiosamente, para aumentarem a produção natural de Testosterona.

A otimização do sistema hormonal é importantíssimo para a redução de gordura corporal, para o aumento de massa muscular magra e para a saúde em geral, o que se aplica também às mulheres, que devem manter os seus níveis hormonais otimizados, para conseguirem alcançar um corpo magro e tonificado.

Atualmente, os médicos, essencialmente, os de medicina familiar prescrevem regularmente análises clínicas de rotina, aos seus pacientes.

Essas análises contemplam vários parâmetros, mas os analitos(2) relacionados com o sistema hormonal permanecem esquecidos.

Olha para as últimas análises que efetuaste e verifica que o teu médico(a) não se esqueceu do colesterol, mas certamente se esqueceu de diversos parâmetros hormonais, importantíssimos para a tua saúde física e mental.

Na minha opinião, esta é uma atitude errada, já que os parâmetros hormonais devem ser doseados e analisados, como qualquer outro parâmetro! Ambos são importantes e merecem igualdade de atenção!

O equilíbrio hormonal é fundamental para o bem-estar físico e emocional, desempenhando um papel essencial no equilíbrio geral do organismo, comandando a sexualidade, o sistema nervoso, o humor, o sono, a temperatura corporal, entre muitas outras funções.

A Testosterona é a hormona mais associada à virilidade masculina, mas também é produzida na mulher, desempenhando um papel igualmente importante na boa disposição, na força muscular e em termos sexuais (excitação e orgasmo).

No entanto, considero que a hormona sexual mais importante para a mulher é a Oxitocina.

A Oxitocina é sintetizada pelo hipotálamo e permite a comunicação entre as células cerebrais, sendo considerada uma hormona reprodutiva, para ambos os sexos.

As suas funções são diversas: exerce a sua ação no estímulo das contrações uterinas durante a fase de trabalho de parto, induz a produção de leite para a amamentação do bebé, é libertada, em ambos os sexos, durante as relações sexuais e aumenta a felicidade e o sentimento maternal e paternal…

Mas este será um tema para outro artigo!

Regressando ao tema principal deste artigo, a Testosterona, sem dúvida, é a hormona mais potente que existe no ser humano, o que leva a que Homens e Mulheres possam beneficiar enormemente com a elevação dos seus níveis.

Como já fiz referência, esta poderosa hormona, ajuda no emagrecimento, contribui para aumentar o tónus muscular, a autoconfiança, a força, a líbido, favorece o sistema imunológico e melhora o desempenho físico.

Assim, não restam dúvidas de que, Homens e Mulheres devem estimular a produção natural, de Testosterona.

A Testosterona é extremamente importante e benéfica, também para as mulheres, sendo por isso importante otimizar os seus níveis. Porém, não as aconselho a utilizarem testosterona sintética, já que a mesma possui efeitos secundários, muitos deles, irreversíveis, tais como:

♦ Músculos demasiado volumosos;

♦ Masculinização (desenvolvimento de caraterísticas masculinas);

♦ Acne;

♦ Crescimento exagerado do clitóris;

♦ Queda de cabelo;

♦ Retenção de líquidos;

♦ Inchaço;

♦ Alterações de comportamento;

♦ Entre outros.

Alguns destes sintomas, também podem ocorrer no homem e é por isso que sou apologista do aumento de testosterona, unicamente de forma natural!

Conclusão

O aumento dos níveis de Testosterona, de forma natural, traduz-se em inúmeros benefícios, tanto para o Homem, como para a Mulher.

Se o teu objetivo é perder gordura, aumentar a massa muscular magra, possuir um corpo tonificado, manter uma boa saúde, física, mental e sexual, então o meu conselho é exercitares-te, alimentares-te corretamente e seguires os pilares que descrevi…

Desta forma será possível potenciar, naturalmente, os níveis de Testosterona.

Alimenta-te com a Dieta Paleolítica e treina de forma natural!

Se gostaste do artigo subscreve-te abaixo em Treino Natural e coloca nos comentários qual o tema que gostarias que escrevesse-mos!

Termino com uma citação: “A sua vida e o seu mundo mudam quando você muda” (Dalai Lama)

Comentários

2 thoughts on “8 Passos para Produzir Testosterona de Forma Natural – As Bases Mais Importantes para Aumentar a Testosterona”

Deixa um comentário

Artigos Recentes...

Segue-nos Nas Redes Sociais...

Adquirir Grátis

Ebook Aditivos Alimetares

Adquirir Grátis

10 Receitas Deliciosas Para Comer Sem Culpa e Ainda Emagrecer

Subscreve-te em treino natural

Requisitos de Subscrição:

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!