2 Opções de Molhos Saudáveis (Sem Aditivos)

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
2 Opções de Molhos Saudáveis (Sem Aditivos)

Para quem gosta de praticar uma alimentação saudável… Fica a saber que é permitido adicionar alguns Molhos Caseiros (1) aos teus menus, de forma a transformar as tuas refeições em banquetes ainda mais saborosos…

Hoje decidi partilhar 2 Molhos Saudáveis, caseiros e sem aditivos, que vêm fazer parceria com a receita de maionese caseira (já publicada), constituindo assim o meu “Clube de Molhos Saudáveis”.

A sua confeção oferece-te benefícios que não consegues encontrar nos molhos que habitualmente adquires nos hipermercados, já que na grande maioria deles, abundam vários corantes, conservantes, gorduras trans e quantidades consideráveis de sal refinado e de açúcar.

Certamente, a maioria considera mais prático colocar no seu carrinho de compras uma das inúmeras variedades de molhos existentes nas prateleiras dos hipermercados, mas esta não é a opção certa para quem pretende manter-se saudável e em forma.

Quando optas por um regime alimentar saudável, necessitas ser mais cauteloso(a) na escolha dos alimentos que ingeres, porém não precisas excluir tudo o que te dá prazer.

Se preparares os teus Molhos em casa, vais poder escolher ingredientes mais saudáveis e vais poder consumi-los sempre que desejares, totalmente despreocupado(a).

Muitos poderão justificar-se com falta de tempo… Mas isso não pode ser frequentemente, uma desculpa para tudo… Muito menos para preparar estes molhos, que podem ser feitos no momento que precisas, pois levam apenas alguns minutos a ficarem prontos!

O 1º Molho, talvez seja o preferido da maioria das crianças e este foi um dos motivos que me levou a experimentar e a preparar este molho, já que a minha filha sempre foi sua  fã incondicional, usando-o demasiadas vezes e em muitas das suas refeições…

Estou a referir-me a Ketchup, agora na versão caseira…

Ingredientes:

 – 200 Gr. Polpa de Tomate (opta por polpa de tomate simples,sem aditivos) A maioria das versões existentes não contém aditivos, apenas ácido cítrico, um ácido orgânico simples, que está naturalmente presente nos citrinos, o que não constitui qualquer problema.

– Sal Marinho q.b.;

– Pimenta q.b.;

– Orégãos q.b.;

– 1 Colher sopa (mal cheia) Vinagre de Cidra;

– 1 Colher de sopa de Mel.

Preparação:

Num frasco de vidro, coloca todos os ingredientes pela ordem indicada e mistura bem,… Está Pronto!

Como vês é simples, rápido e feito com ingredientes saudáveis que a maioria possui na sua despensa, por isso não há desculpas em relação à falta de tempo… Ir ao hipermercado demora bem mais!

Ketchup Caseiro

Ketchup Caseiro

O 2º Molho é excelente para acompanhar carne grelhada, camarão ou para temperar qualquer tipo de salada… Falo de, Molho de Iogurte Grego!

Ingredientes:

– 1 Iogurte Grego Natural (versão natural, sem adição de açúcares e sem ser light);

– Sal Marinho e Pimenta q.b.;

– Algumas gotas de sumo de limão;

– 1 Colher de sopa de Mostarda Dijon;

– Ervas Aromáticas q.b. (facultativo);

– 1 Colher de sobremesa de Mel (facultativo).

Modo de Preparação:

Coloca todos os ingredientes, pela ordem indicada, num recipiente de vidro e misturem bem. Prova o teu molho e se achares necessário adiciona o mel, que anulará um pouco a acidez do iogurte. Mas isso depende do iogurte grego que utilizares e do paladar de cada um.

Se preferires podes também adicionar ervas aromáticas da tua preferência (salsa, coentros, ou outras). Se pretenderes uma maior quantidade de molho, basta duplicares os ingredientes.

Está Pronto! Mais rápido e saudável é impossível!

Molho de Iogurte Grego Caseiro

Molho de Iogurte Grego Caseiro

Estão prontas as duas opções de molhos!

BOM APETITE!

“E como a saúde é o nosso bem mais precioso, come com prazer, de forma saudável e sem sentimentos de culpa, o teu corpo agradece!” (Carla Coelho)

Comentários

4 thoughts on “2 Opções de Molhos Saudáveis (Sem Aditivos)”

    1. Olá Claudia!
      Estes molhos não possuem corantes nem conservantes, pelo que não existe um prazo de validade exato. No entanto, tanto a polpa de tomate utilizada na preparação do Ketchup, como o iogurte grego utilizado na preparação do molho de iogurte, têm definidos os seus próprios prazos de validade.
      Pessoalmente, faço estes molhos para consumir no momento que preciso, já que são muito rápidos de preparar. Se eventualmente sobrarem, conservo-os no frigorifico durante, aproximadamente, 10 dias, mas convém sempre prová-los antes de os voltarmos a consumir.
      Bons cozinhados!

      1. Muito obrigada pelo esclarecimento. Irei experimentar, uma outra dúvida, a maionese é feita com 1 Chávena e meia, qual a medida? Utiliza azeite extra virgem? Mito obrigada mais uma vez.

Deixa um comentário

Artigos Recentes...

Segue-nos Nas Redes Sociais...

Adquirir Grátis

Ebook Aditivos Alimetares

Adquirir Grátis

10 Receitas Deliciosas Para Comer Sem Culpa e Ainda Emagrecer

Subscreve-te em treino natural

Requisitos de Subscrição:

Este Blog é somente para quem quer alcançar um espirito de vencedor(a) e guerreiro(a). É interdita a subscrição a quem se resigna à derrota! Junta-te a esta legião e obterás o sucesso!