Tarte de Peras Bêbedas (Sem Farinha, Sem Açúcar e Sem Glúten)

Tarte de Peras BêbedasQuem não sente vontade, de vez em quando, de beliscar alguma coisa doce?

Mas para quem se preocupa com a saúde, com o peso ou com a performance física tem sempre dificuldade em escolher o doce mais “saudável”…

As sobremesas feitas com fruta são sempre uma boa opção, principalmente se não tiverem ingredientes prejudiciais, como esta tarte, que não contém glúten, nem açúcar!

Esta receita de tarte de pera vai permitir saciar o desejo que sentem em comer doces, sem comprometer o vosso bem-estar e sem vos proporcionar sentimentos de culpa…

Assim, apresento-vos uma alternativa saudável, que podem saborear como sobremesa, ou sempre que sentirem uma enorme vontade de comer DOCES!

Ingredientes para a massa:

– 80 gr. farinha mandioca

– 50 gr. farinha de trigo sarraceno

– 2 C.sopa farinha amêndoa

– 1 Ovo

– 50 gr. Manteiga

– Sal q.b.

– 1 C. sobremesa Fermento em pó

– Cerca de 20 gr. Água

Ingredientes para o recheio:

– 3 Peras;

-Sultanas ou ameixas secas descaroçadas q.b.

– 60 gr. Vinho Tinto

– 3 Ovos;

– 4 Colheres de sopa de mel;

– 3 Iogurtes naturais ou gregos (sem aromas e sem adição de açúcar);

– Canela q.b.;

– 1 Limão (raspa de 1 limão e 2 C.sopa sumo de limão)

 

Modo de Preparação:

Comecem por fazer uma marinada, colocando num recipiente as peras descascadas e  cortadas em lâminas finas, as sultanas ou ameixas secas, o vinho tinto e 2 colheres de sopa de mel. Deixem marinar durante alguns minutos e, entretanto, preparem a massa da tarte.

Num recipiente misturem todos os ingredientes secos (farinha de mandioca, farinha de trigo sarraceno, farinha de amêndoa, sal e fermento), adicionem o ovo e a manteiga derretida e no final, a água até obterem uma massa consistente. Coloquem a massa entre duas folhas de papel e vegetal, estiquem-na com a ajuda de um rolo, forrem com ela uma tarteira e piquem o fundo com um garfo.

Para finalizar o recheio, num recipiente, batam bem os ovos, adicionem o mel, os iogurtes naturais ou gregos, a raspa e o sumo de limão, a canela e a marinada, que entretanto já prepararam.

Envolvam tudo, vertam o vosso preparado em cima da massa e levem-na ao forno, a 180 graus, durante alguns minutos.

Tarte de Peras Bêbedas antes de seguir para o forno.

Quando virem que a vossa tarte se encontra tostada por cima, utilizem a técnica do palito para confirmarem, que se encontra no ponto.

Depois de pronta, retirem-na do forno, deixem arrefecer um pouco e deliciem-se… Pessoalmente, gosto de a colocar no frigorífico e consumi-la fresca, mas isso fica ao critério de cada um.

Tarte de Peras bêbedas

Tarte de Peras Bêbedas prontinha para se deliciarem.

Apenas existe uma observação a fazer… Como a tarte não leva farinha, não vai crescer muito… Mas o sabor e a saúde estão em primeiro lugar… E como diz o ditado “os baixinhos, chegam, onde chegam os grandes”.

“E como a saúde é o nosso bem mais precioso, comam com prazer, de forma saudável e sem sentimentos de culpa, o vosso corpo agradece!” (Carla Coelho)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress Anti Spam by WP-SpamShield