Receita de Maionese Caseira (sem aditivos)

Maionese Caseira A maionese é um molho ótimo para acompanhar carne grelhada, para temperar saladas ou para ser utilizada em patês. No entanto, a maionese que a maioria adquire nos hipermercados, não é um alimento funcional. As várias versões existentes: light, feita à base de iogurte, feita com óleo de girassol, entre outras, prometem ser saudáveis, mas estão bastante longe disso.

A receita que a seguir vos apresento é feita com alimentos funcionais e saudáveis e por isso podem utilizá-la com a frequência que desejarem, sem qualquer receio que vos possa ser prejudicial.

Na minha casa, praticamente todas as semanas faço uma receita de maionese, que rapidamente desaparece. Cá em casa todos a adoramos, até a minha filha de 11 anos e nós como pais, não precisamos dizer “não” ao seu consumo, como fazemos com outros molhos, já que se trata de um molho totalmente saudável.

A única desvantagem que posso apontar a esta receita de maionese é em relação à sua validade, pois como está isenta de corantes e conservantes apresenta pouca durabilidade. Dura, aproximadamente, 10 dias no frigorífico, no entanto a receita rende o suficiente para encher 1 frasco pequeno de vidro, pelo que a sua pouca durabilidade não constitui um problema.

 

Ingredientes:

1,5 Chávenas de azeite;

2 Ovos inteiros;

1 Colher de chá de Mostarda Dijon;

Sal marinho q.b;

Pimenta q.b;

3 Colheres de sopa de sumo de limão.

 Modo de preparação:

Num copo alto (pode ser o copo que vem a acompanhar a varinha mágica), coloquem todos os ingredientes mencionados acima.

Maionese Caseira

É muito importante que sigam exatamente a ordem indicada.

A seguir com a varinha mágica, emulsionem a mistura de ingredientes, durante aproximadamente 8 segundos, até obterem uma mistura cremosa.

Está pronta a vossa maionese!

No final coloquem a maionese num recipiente de vidro (reutilizem os frascos que possuem em casa) e conservem-na no frigorífico, durante aproximadamente 10 dias.

Na hora de servir podem optar por diferentes versões:

– Maionese simples – para uma maionese simples utilizem a receita original;

– Maionese de alho e salsa – para esta versão, piquem 2 ou 3 dentes de alho, um pouco de salsa e adicionem à vossa receita de maionese original;

Maionese (versão simples e versão de coentros e alho)

Maionese (versão simples, à direita e versão de  alho e salsa, à esquerda)

– Maionese de pimento – para esta versão, piquem 2 ou 3 tiras de pimento vermelho e adicionem à vossa receita de maionese original.

 

BOM APETITE!

“E como a saúde é o nosso bem mais precioso, comam com prazer, de forma saudável e sem sentimentos de culpa, o vosso corpo agradece!” (Carla Coelho)

2 comentários a “Receita de Maionese Caseira (sem aditivos)

  1. Receita muito boa, estive a fazer à pouco, para acompanhar com uns bifes de porco e uma saladinha….. sem dúvida que fica muito boa. Quando terminar esta, tenho de fazer também das outras 2! Continuem assim…

    • Obrigado Bruno pelo comentário.
      Não necessitas terminar essa maionese para experimentares as outras versões. Basta que retires um pouco de maionese da receita original e lhe adiciones alho e salsa ou simplesmente tirinhas de pimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress Anti Spam by WP-SpamShield