Queques de Cacau! Doces, sem açúcar e sem glúten!

Queques de cacauA sugestão de hoje são uns queques fabulosos de cacau, que farão as delícias de todos os amantes de chocolate, mas mantendo o legado da Dieta Paleo/Primal!

O nome científico do cacau é Theobroma cacao, que significa “Alimento dos Deuses”, devido às poderosas propriedades que apresenta.

O cacau possui numerosos antioxidantes, vitaminas e sais minerais, que o tornam um alimento funcional e com enormes benefícios para a nossa saúde. Destacam-se, o seu efeito protetor do músculo cardíaco, a sua capacidade de diminuir a resistência à insulina, a sua colaboração na síntese de neurotransmissores importantes, que além de protegerem contra o estresse, também regulam o humor, a sua ação como acelerador do metabolismo, entre muitos outros, que contribuem para melhorar a saúde e atingir um bem-estar geral!

Apresento-vos hoje, mais uma opção saudável para o pequeno-almoço, para o lanche, ou para qualquer outra ocasião, acompanhando um chá ou um café bem quentinhos!

Surpreendam-se a vocês mesmos, aos vossos familiares e amigos, com estes reconfortantes queques de cacau!

Ingredientes:

 – 3 Ovos;

– 1 Iogurte natural;

– 50 Gr. Manteiga;

– 4 C. sopa Mel;

– 1 Banana;

– Raspa de 1 laranja;

– 30 Gr. Cacau em pó;

– 50 Gr. Coco ralado;

– 50 Gr. Farinha de Mandioca;

– 1 C. sobremesa Fermento em pó.

Modo de Preparação:

Num recipiente, misturem os ovos inteiros, ou só as gemas (fica ao vosso critério, separar ou não as gemas das claras) com o mel, a banana, previamente, bem esmagada com um garfo, a manteiga amolecida, o iogurte natural e a raspa da laranja.

A seguir adicionem o cacau em pó, o coco ralado, a farinha de mandioca, o fermento em pó e as claras em castelo (se optaram por separar as gemas das claras).

Envolvam delicadamente, todos os ingredientes e liguem o forno nos 180 ºC.

Escolham formas antiaderentes para queques e untem cada uma delas, com um pouco de manteiga. Vão deitando colheradas de massa até encherem cerca de ¾ da sua capacidade e em cada forma coloquem uma ou duas amêndoas inteiras, pressionando-as levemente na massa.

Levem os queques ao forno, a 180 ºC, durante alguns minutos e utilizem a técnica do palito para se certificarem de que se encontram cozidos.

Quando os queques estiverem cozidos, retirem-nos do forno e deixem-nos arrefecer um pouco dentro das formas. Quando estiverem mornos, coloquem a ponta de uma faca no rebordo, entre a forma e os queques e, desenformem-nos!

Deixem-nos arrefecer completamente em cima de uma rede e depois de completamente frios, guardem-nos num recipiente que os conserve… Certamente que não irá ser por muito tempo, pois penso que terão uma curta durabilidade… Pelo menos cá em casa, desapareceram por completo ao fim de um dia e meio!

A simplicidade conquista-se com pequenos gestos!

Uma nutrição correta, não tem que ser complicada, nem ser sinónimo de grandes sacrifícios. É necessário conhecer os alimentos e tirar partido de tudo de Bom que eles tenham para nos oferecer… E nessa tarefa, estamos cá nós para vos ajudar!

 “E como a saúde é o nosso bem mais precioso, comam com prazer, de forma saudável e sem sentimentos de culpa, o vosso corpo agradece!” (Carla Coelho)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress Anti Spam by WP-SpamShield