O Segredo para Emagrecer – Jejum Intermitente

Leão Treino Natural A maioria das pessoas acreditam que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, assim como pensam que ingerir 5 a 6 refeições diárias lhes aumenta o metabolismo. Muitas destas pessoas são escravas da alimentação, acreditando que se saltarem uma só refeição que seja, podem estar a perder massa muscular.

Este tipo de comportamento leva-as a uma enorme dependência alimentar, pois necessitam comer a cada 2 ou 3 horas, o que faz com que levem barras de cereais, ou qualquer outro tipo de snack para o seu local de trabalho, para o cinema ou para qualquer outro local. É um ciclo sem fim e pouco prático nos dias atuais, afinal de contas imaginem o tempo que ganhavam, se apenas comessem 1 ou 2 refeições por dia.

Este tipo de plano alimentar, em que se fazem apenas 1 ou 2 refeições diárias é intitulado, Jejum Intermitente.

O Jejum Intermitente é composto por 2 fases:

  1. A fase de jejum – 16 horas

  2. A fase de alimentação – 8 horas

Durante o jejum, que deve durar aproximadamente 16 horas, não devem consumir qualquer tipo de alimento, somente água e café ou chá sem adição de açúcar.

Durante a fase de alimentação, que dura aproximadamente 8 horas, devem consumir apenas 2 ou no máximo 3 refeições.

Para que seja mais facil praticar Jejum Intermitente, a fase de jejum deve sempre incluir as horas de sono e normalmente prescinde-se do pequeno-almoço.

Quando saltarem a primeira refeição, o pequeno-almoço, vão aperceber-se de uma melhor acuidade mental, uma vez que não vão canalizar a vossa energia corporal para fazer a digestão.

Ao estarem a consumir 5 a 6 refeições por dia, como é habitualmente aconselhado, toda a vossa energia será canalizada para fazer digestões constantes e o vosso sistema digestivo nunca poderá descansar, pois encontra-se em contínuo funcionamento.

Uma digestão completa não dura apenas 3 horas como a maioria das pessoas poderá pensar. Considero que, uma digestão completa é composta por: 3 horas de digestão ao nível do estômago, 2 horas para que ocorra a absorção intestinal e os nutrientes sejam absovidos para a corrente sanguínea e outras 2 horas para eliminar todas as toxinas produzidas. No final o processo completo de digestão terá uma duração total de 7 horas.

O que acontece então quando comemos de 3 em 3 horas?

A resposta é simples, este ciclo não é efetuado convenientemente, além de que o vosso sistema digestivo estará em constante funcionamento, não lhe sendo oferecido nenhum momento de pausa.

Quando fizerem Jejum Intermitente, como eu próprio faço, prefiram sempre alimentos funcionais, nutricionalmente ricos e densos e nunca alimentos processados.

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Pessoalmente gosto de comer carne e ovos como pregava Vince Gironda (foto abaixo), que também utilizava o Jejum Intermitente. Para acompanhar os pratos principais utilizo vegetais crus, cozidos a vapor ou saladas.

Vince Gironda

Vince Gironda

Além de carne e ovos, também ingiro todo o tipo de peixe e mariscos, reduzo os hidratos de carbono de alto índice glicémico, não ingiro açúcar, não ingiro alimentos com glúten, nem alimentos processados.

Obviamente, que no início vos pode parecer difícil, por isso podem escolher um dia da semana, como o “dia d lixo”, em que podem comer tudo o que vos apetecer! Não se preocupem que com isso, não vão engordar. Afinal a vida é para ser vivida!

Pessoalmente não faço o “dia de lixo” com frequência, aliás chego a passar bastante tempo sem o fazer, porque a alimentação que faço, causa uma grande sensação de bem-estar geral, que não quero quebrar. Adotei a Dieta Paleo, a melhor dieta que o ser humano pode fazer!

Não tenham receio de perder massa muscular, fazendo 1 ou 2 refeições diárias, porque isso não vai acontecer!

Serge Nubret (foto abaixo), apenas comia uma refeição por dia e todos conhecem o seu físico excecional!

Serge Nubret

Serge Nubret

Na minha opinião e experiência própria, beliscar ao longo do dia, fazendo pequenas e várias refeições, não traz qualquer vantagem física. Devemos comer como um leão e não como animais ruminantes, que pastam todo o dia.

Todos já repararam nas barrigas proeminentes de um cavalo, de uma vaca ou até mesmo de um gorila, todos eles herbívoros e que comem durante todo o dia. Pensemos agora na barriga delgada de um leão, um carnívoro que come apenas uma vez ao dia, ou que, por vezes passa até vários dias sem comer. A diferença, a nível abdominal é enorme.

Nos primórdios, a raça humana passou a ter a cintura mais delgada e a barriga mais lisa, quando começaram a consumir carne, já que este tipo de alimento os saciava durante mais tempo e lhes permitia passar mais horas em jejum.

Mantenham a vida simples, descompliquem e façam apenas 1 ou 2 refeições por dia!

Termino com uma citação: “A gula é uma fuga emotiva, um sinal de que alguma coisa nos está a devorar.” (Peter de Vries)

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4 comentários a “O Segredo para Emagrecer – Jejum Intermitente

  1. Queria deixar um pequeno contributo a este artigo, não em jeito de crítica mas em jeito de complemento informativo.
    Os benefícios do jejum intermitente – especialmente quando conjugado com uma dieta adequada, como por exemplo Paleo ou The Zone, e exercício – são inumeráveis, desde uma melhoria na regulação gastrointestinal e saúde em geral, até um aumento significativo da longevidade. Tudo isto é (parcialmente) verdade e comprovado. Porquê parcial? Porque a maioria dos estudos conduzidos neste sentido avaliou as alterações fisiológicas, biológicas e hormonais em homens.
    Homens e mulheres são diferentes a todos os níveis, até a nível psicológico. Fisiologicamente, biologicamente e, acima de tudo, hormonalmente! Os poucos estudos conduzidos que incluiram mulheres na sua amostra revelaram que, hormonalmente, o jejum intermitente, quando efetuado a médio/longo prazo, não traz quaisquer benefícios para nós mulheres – pelo contrário -, revelando até uma diminuição na tolerância à glucose e, consequentemente, à insulina.

    Muitos parabéns pela iniciativa deste blog, e votos de sucesso!

    • Ana, obrigado pelo teu comentário. É verdade que o jejum intermitente é um agente stressor e quando as mulheres se encontram na fase menstrual não aconselho a sua prática. Quanto aos estudos efetuados sobre jejum intermitente para os diferentes sexos, ainda são poucos. Mas o jejum faz parte da evolução humana desde o Paleolítico, tanto para homens como para mulheres. É verdade que os estudos indicam que a tolerância à glicose piorou, mas os níveis de HDL melhoraram. A acrescentar posso ainda referir os benefícios do jejum intermitente na apoptose (suicídio celular) das células cancerígenas que não sobrevivem conjuntamente com corpos cetónicos (originados pelo jejum) tanto em homens como mulheres. O jejum intermitente também teve melhores resultados em mulheres obesas do que em mulheres magras. Experimentem e comentem os resultados, não desistam logo, já que o corpo tem de estar ceto-adaptado para lidar com jejum intermitente. Futuramente farei um artigo onde abordarei, com maior pormenor as vantagens e desvantagens do jejum intermitente, em mulheres.

  2. Quando diz: “a fase de jejum deve sempre incluir as horas de sono e normalmente prescinde-se do pequeno-almoço”
    No meu caso, costumo ir ao ginásio às 7h da manhã, pelo que será melhor prescindir do jantar, certo?
    E já agora, nunca sei o que comer antes e depois do treino (body-pump na maioria das vezes). Gostaria da sua ajuda neste tema.
    Desde já muito obrigada e Parabéns pelo seu blog que descobri há pouco quando pesquisava sobre os efeitos do “Kéfir” 😉

    • Olá Susana!
      Não é necessário prescindires do jantar, pois podes treinar em jejum. Se quiseres treinar em jejum tens que permitir que o teu corpo se adapte a jejuar no teu dia a dia. Aconselho-te a ingerir maiores quantidades de gordura boa e a diminuir a ingestão de hidratos de carbono, porque a gordura manter-te-á saciada por mais horas.
      No caso de prescindires do pequeno almoço, deves ingerir no pré-treino, um copo de água com sumo de limão (sem açúcar nem adoçante) e de seguida um café turbinado (café amargo com 4 colheres de café de óleo de coco).
      Se optares por prescindir do jantar, deves comer ao pequeno almoço: ovos mexidos, aos quais podes adicionar alguns vegetais, Kéfir, frutos secos e um café turbinado!
      Não necessitas ingerir mais nada no pós-treino, mas se fizeres questão de ingerir algum hidrato de carbono, aconselho-te a tomares 2 colheres de mel.
      Não sei a tua idade, mas as mulheres não necessitam seguir religiosamente as 16 horas de jejum, já que com 12 a 14 horas conseguem obter todos os seus benefícios.
      Continua a praticar body-pump porque é uma escolha acertada. Evita treinos muito longos e opta por treinos curtos e explosivos, ao estilo HIIT.
      Bons treinos acompanhados de uma boa alimentação, fazem milagres…
      Continua!

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