Fondue de Carne (Sugestão para o Fim de Semana)

FondueFondue é um prato suíço à base de queijo, que é fundido sobre uma lamparina ou outra fonte de calor, que possa ir à mesa e que permita que as pessoas se sirvam diretamente.

A sugestão que vos apresento é uma variação de fondue, que não leva queijo, mas que apresenta uma enorme diversidade de alimentos saudáveis, tais como carnes e frutas, que tornam a nossa mesa recheada de sabor.

Esta sugestão é ótima para se fazer ao fim de semana, em que aproveitamos o nosso dia de “lixo”, para saborearmos este pitéu.

Apesar da enorme diversidade de alimentos que compõem este delicioso menu, considero mais sensato confecioná-lo num dia de “lixo”, já que um dos alimentos que fazem parte desta iguaria são as batatas-doces fritas. Apesar das batatas-doces serem um alimento saudável, têm que ser fritas, o que de certa forma, as torna menos saudáveis. Para as fritarmos dispomos de 3 alternativas: a 1ª alternativa é fritar em óleo de coco, a 2ª alternativa é fritar em banha de porco e a 3ª alternativa é fritar em azeite virgem. A última opção é o azeite, pois apesar de ser uma gordura saudável, não deve ser utilizado para fritar, uma vez que temperaturas elevadas o oxidam. No entanto se optarem por esta alternativa, não escolham azeite virgem extra, mas sim azeite virgem, que é mais resistente às elevadas temperaturas, atingidas durante a fritura.

Ingredientes:

– Carne (porco, vaca, aves, ou outras da vossa preferência);

– Sal marinho q.b.;

– Frutas diversas (maçãs, peras, laranjas, bananas, kiwis, mangas, meloas, uvas, ananás, morangos, ou outras da vossa preferência);

– Batatas-doces q.b.;

– Óleo de coco, banha de porco ou azeite;

– Maionese caseira simples e na versão de alho e salsa;

Ketchup caseiro;

– Molho de Iogurte Grego caseiro.

Modo de Preparação:

– Cortem a carne em pedaços pequenos e temperem-na com sal marinho;

– Cortem as batatas-doces em rodelas ou em palitos, deixem-nas de molho em água durante cerca de 30 minutos, depois escorram bem a água, temperem-nas com sal marinho e fritem-nas numa das 3 alternativas apresentadas (óleo de coco, banha de porco ou azeite virgem);

– Enquanto as batatas estão a fritar, descasquem a fruta e cortem-na em pedaços;

– Em seguida comecem a preparar o vosso menu, utilizando uma fonte de calor que possa ir à mesa (pedra para fondue com lamparinas, grelhador sem fumos, ou qualquer outro).

– Coloquem na vossa mesa: a travessa com a carne, a travessa com a fruta, as batatas-doces fritas e 4 taças, uma com maionese caseira (versão original), outra com maionese caseira (versão de alho e salsa), outra com ketchup caseiro e uma última com Molho de Iogurte Grego caseiro.

– Está na hora de ligarem a vossa fonte de calor e começarem a grelhar a carne.

– Coloquem no prato, fruta variada da vossa preferência, batatas-doces fritas e um pouco de cada um dos molhos. À medida que os pedaços de carne vão ficando grelhados, retirem-nos para o prato, passem-nos no molho da vossa preferência e deliciem-se!

– Não grelhem a carne, toda de uma só vez, optem por ir grelhando à medida que a vão comendo.

Esta refeição é para contemplar, para conviver e para saborear a diversidade de alimentos que a compõem, com calma e tranquilidade!

“E como a saúde é o nosso bem mais precioso, comam com prazer, de forma saudável e sem sentimentos de culpa, o vosso corpo agradece!” (Carla Coelho)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress Anti Spam by WP-SpamShield