Cacau – O Mais Potente Antioxidante Natural do Mundo

CacauComo já devem saber sou grande defensor da Dieta Paleo/Primal, e o açúcar não é um ingrediente permitido neste estilo de vida. Isso não significa que tenhamos que eliminar da nossa alimentação, bolos, biscoitos ou sobremesas. Afinal, quem não sente necessidade de ingerir doces, de vez em quando? Aliás isso acontece ainda mais, a quem se encontra proibido de os consumir, seja por que motivo for.

Se por um lado o açúcar é um ingrediente proibido, por outro lado a natureza oferece-nos um ingrediente doce e admitido na Dieta Paleo/Primal, o mel! Este “néctar dos Deuses” é bastante saudável e podemos utilizá-lo como substituto do açúcar,  mas saborear um pouco de chocolate, além de tentador, dá-nos uma sensação de prazer, que poucos alimentos conseguem substituir!

Se pensam que não podem presentear-se com chocolate na Dieta Paleo/Primal, saibam que estão muito enganados! 

O chocolate é permitido, mas apenas o que tiver mais de 70% de cacau na sua constituição, pois quanto maior a percentagem de cacau, menor a quantidade de açúcar presente.

O cacau é um dos muitos alimentos milagrosos, com que a natureza nos presenteou!

O seu poder é tal que, se o cacau fosse um medicamento, provavelmente estaria nomeado para prémio Nobel da Medicina.

A seguir à água, o cacau é o alimento mais saudável que podemos ingerir!

Qual é a constituição do Cacau?

O cacau contém mais de 700 compostos conhecidos, entre eles:

  • minerais
  • vitaminas
  • polifenóis – como flavonoides, que são substâncias naturais com propriedades antioxidantes.
  • feniletilamina – é um alcalóide e funciona como um neurotransmissor no sistema nervoso central dos mamíferos.
  • teobromina – é um alcalóide com propriedades vasodilatadoras e estimulante do coração.
  • compostos antioxidantes – os compostos mais interessantes e que mais se destacam.

Os Antioxidantes impedem que os radicais livres produzidos no nosso organismo destruam as nossas células, impedindo assim o envelhecimento prematuro e a probabilidade de contrair doenças. Dos antioxidantes presentes, destacam-se os polifenóis, que são compostos com propriedades antioxidantes, com inúmeros benefícios para a saúde e que também podemos encontrar no vinho tinto e no chá verde.

Quais são os principais benefícios associados à ingestão de cacau?

  • Os polifenóis, naturalmente presentes no cacau, mostram efeitos benéficos no que respeita à resistência insulínica.
  • Alguns estudos indicam que o cacau beneficia a função vascular e plaquetária, uma vez que baixa a tensão arterial, reduz o risco de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais (AVC).
  • Diminui o risco de aparecimento de cancro.
  • O cacau contribui positivamente para a redução do declínio cognitivo na velhice.
  • Os polifenóis contribuem, significativamente, para reduzir o stress oxidativo das paredes arteriais.
  • Vários estudos mostram que os compostos polifenólicos, presentes no cacau, são considerados anti-inflamatórios, interferindo de forma positiva na fisiopatologia da aterosclerose.
  • Os polifenóis contribuem para melhorar o perfil lipídico, reduzindo a oxidação do colesterol LDL (vulgarmente designado de “mau colesterol”). Fica a observação de que eu só considero o  colesterol LDL, como “mau colesterol” se este se encontrar oxidado, caso contrário, ele é tão importante como o colesterol HDL (vulgarmente designado de “bom colesterol”). Assim, o cacau funciona como um antioxidante para as lipoproteínas de baixa densidade (colesterol LDL), promovendo uma melhoria da saúde cardiovascular.
  • Os polifenóis inibem a formação de aglomerados plaquetários no sangue (agregação de plaquetas), evitando a formação de trombos, a aterosclerose e o endurecimento das artérias.

De acordo com o Departamento de Nutrição da Universidade da Califórnia, o cacau não só inibe a agregação plaquetária, como contribui para diluir o sangue, diminuindo a coagulação.

Existem vários alimentos, como frutas, legumes, frutos secos, ervas aromáticas e algumas bebidas, nomeadamente o vinho tinto, que possuem teores elevados de polifenóis, antioxidantes benéficos. No entanto, o cacau é o alimento que possui maior percentagem de polifenóis antioxidantes, oferecendo-nos uma proteção cardíaca superior, o que demonstra que o efeito anticoagulante do cacau é tão benéfico como o da aspirina;

  • Possui enormes benefícios para o humor, favorecendo um estado de espiríto positivo e evitando depressões, já que contribui para aumentar a produção de neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina.

O consumo de cacau provoca uma química deliciosa e sensual que estimula a nossa massa cinzenta, trazendo sensações de bem-estar e de satisfação, que nenhum outro alimento consegue imitar.

A ingestão de cacau coloca no nosso organismo muitas centenas de compostos naturais que, além de favorecerem o estado de espírito, melhoram a saúde em geral.

Vamos dizer adeus ao Prozac… Vamos dizer adeus aos antidepressivos… E vamos dar as boas vindas ao Cacau!

Seja o prozac, seja qualquer outro antidepressivo, todos são prescritos com a mesma finalidade…Melhorar os níveis de serotonina! O que distingue o cacau é que além de favorecer os níveis de neurotransmissores, não possui efeitos secundários, contrariamente ao  Prozac ou a qualquer antidepressivo!

Mas não pensem que, para combater a depressão vão poder comer chocolate negro à “pazada”, pois isso significa um acréscimo calórico considerável.

  • O cacau apresenta compostos, como a feniletilamina, um alcalóide natural, semelhante às anfetaminas e que conduz a alterações de humor. Este composto funciona como um neurotransmissor, estimulando o sistema nervoso e libertando endorfinas, capazes de provocar sensações idênticas às do ópio. Por esse motivo é também é conhecido como “hormona da paixão”.
  • Apresenta muitos benefícios para as mulheres, tanto no período pré menstrual, como no período menstrual, já que eleva os níveis de serotonina, que podem estar comprometidos nesta fase. Desta forma, ajuda a elevar o humor! Apesar de recomendável, as mulheres mostram-se mais sensíveis ao cacau, que os homens.
  • O cacau promove e estimula o amor. Por isso o meu conselho é que os homens ofereçam às mulheres, chocolates com mais de 70% de cacau, com alguma regularidade! Este poderoso presente, além de restaurar a sensação de bem-estar, é um elegante gesto de amor!
  • O cacau possui um outro constituinte, denominado Anandamida, uma espécie de canabinóide, que também está presente na cannabis e que estimula o sistema nervoso e a memória, ajuda a controlar a fome, regula o sono e alivia a dor.

É lamentável ainda existirem mitos contra o consumo de determinados alimentos, que foram “apunhalados” durante vários anos pelos Mídea e por alguns membros da classe médica e de nutricionistas.

Entre esses alimentos estão o café, o vinho tinto e o cacau, que são alimentos extraordinariamente ricos em antioxidantes.

Foi demonstrado que a concentração de antioxidantes presentes no cacau chega a ser 2 vezes superior à que se encontra no vinho tinto, 2 a 3 vezes superior à que encontra no chá verde e cerca de 4 a 5 vezes superior à que se encontra no chá preto.

Como consumir cacau?

O cacau pode ser consumido, sob a forma de tabletes de chocolate com mais de 70% de cacau, ou em, o qual pode ser utilizado para confecionar diversas receitas saudáveis.

Existem estudos que indicam que, beber cacau quente faz com que se libertem mais antioxidantes.

CONCLUSÃO

O cacau é um alimento natural dotado de grandes potencialidades, com enormes benefícios para o sistema cardiovascular e para o sistema nervoso e cognitivo.Também contribui para melhorar o perfil lipídico, a resistência à insulina e para estimular o amor e o prazer!

Cá em casa consumimos chocolate com 85% de cacau. Eu consumo-o regularmente, a minha esposa também e a minha filha não o troca por qualquer outro. Além disso, a minha esposa utiliza cacau puro em muitas das suas receitas.

Somos fiéis consumidores de cacau, o que nos permite usufruir de todos os benefícios enumerados.

Deliciem-se com este poderoso alimento, outrora chamado de “Alimento dos Deuses” e que estimula o corpo e a mente!

Sejam saudáveis e felizes!

Termino com uma citação: “Tudo o que você realmente precisa é amor, e um pouco de chocolate” (Lucy Van Pelt)

2 comentários a “Cacau – O Mais Potente Antioxidante Natural do Mundo

    • Olá António!

      Obrigado pelo teu comentário! A tua opinião é muito importante para mim e um incentivo para continuar a escrever artigos.
      Continua a seguir o blog!

      Cumprimentos

      Carlos Coelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress Anti Spam by WP-SpamShield