7 Razões para escolher a Dieta Paleo

Dieta do PaleoliticoGostarias de ter uma vida feliz e gratificante?

Gostarias de desfrutar de uma vida longa, produtiva e cheia de energia?

Normalmente os nossos objetivos passam por atingir metas, a nível profissional…

Queremos alcançar uma excelente condição económica!

Queremos ser reconhecidos no nosso emprego!

Mesmo não sendo fácil, todos nos esforçamos para alcançar estes objetivos… Dedicamo-nos ao nosso emprego com total devoção e sacrifício (nem todos…), para que sejamos reconhecidos profissionalmente e para chegarmos, financeiramente, ao topo, mesmo que isso implique sacrificar a nossa relação familiar.

O resultado é positivo para alguns, mas não o é para outros… Afinal, existe quem se dedique toda a vida e nunca seja reconhecido e há quem nem tenha a oportunidade de mostrar aquilo que vale!

No meio deste turbilhão de metas e objetivos para alcançar a nível profissional, estás a esquecer-te de algo muito importante…

Porque não tentas atingir estes objetivos pelo teu corpo, pela tua saúde e bem-estar geral e pela tua família?

O corpo é nosso e nós decidimos o que fazer com ele… Portanto, a dedicação, disciplina e empenho que tivermos com ele, certamente, serão reconhecidos por ele próprio, ou seja, neste aspeto não corremos riscos de ficarmos desapontados ou de não atingirmos o reconhecimento pretendido!

Atualmente, a prioridade do ser humano é ter dinheiro e estatuto, deixando para segundo plano a saúde e o bem-estar físico e psicológico.

É aqui que entra a Dieta Paleo

Sendo reconhecida como a Dieta dos caçadores-recoletores, esta dieta segue a nossa evolução durante cerca de 2,5 milhões de anos. É uma forma de comer, simples e natural, baseada nos nossos antepassados e talvez das únicas decisões acertadas que podemos tomar, pois traz-nos benefícios a longo prazo e mostra-nos como a nossa dedicação será recompensada, com saúde, tanto física, como psicológica. Se fornecermos ao nosso corpo os nutrientes certos e necessários poderemos atingir e sustentar uma excelente condição física, melhorando a nossa energia, a nossa saúde e o nosso bem-estar geral.

Se refletirmos um pouco percebemos que todos os animais seguem a sua própria evolução alimentar, aliás as adaptações ao regime alimentar são evidentes, a nível da dentição, da morfologia do sistema digestivo, … É por isso, que não devemos pensar em alimentar um leão ou um lobo com vegetais, e muito menos uma girafa, um cavalo ou uma vaca, com carne!

Então por que razão é que o Homem consome alimentos processados? Pacotes de batatas fritas, refrigerantes, bolos, bolachas e bolinhos cheios de açúcar, massas, comidas processadas e enlatadas cheias de gorduras hidrogenadas, corantes, conservantes e intensificadores de sabor, fazem parte do dia-a-dia de milhares de pessoas!

Não sou indiferente à falta de tempo que temos hoje em dia e que faz muitos recorrerem a este tipo de alimentação moderna, mas não pensem apenas no dinheiro, pensem acima de tudo na vossa saúde e da vossa família.

Como diz o DR. Lair Ribeiro, “O tempo que não perderam agora com a saúde, irão perde-lo no futuro com a doença.”

O meu apelo vai para que esqueçam “quase tudo” o que ouviram falar sobre dietas e alimentação correta… Escolham a Dieta Paleo, pois ela irá mergulhar-vos num mar de alimentos de qualidade e nutricionalmente densos (especialmente se forem biológicos), incluindo proteínas de alto valor biológico, frutas e vegetais, hidratos de carbono de baixo índice glicémico e gorduras boas, essenciais para melhorar os vossos níveis hormonais.

A Dieta Paleo incentiva a exclusão de todo o tipo de alimentos processados, caraterizados por apresentarem baixos valores nutritivos e, muitos deles considerados como anti nutritivos e com potencial para desencadear doenças graves, como obesidade, diabetes, cancro, …Este tipo de alimentos, além de estarem na origem de diversas doenças, são responsáveis por originar diversos processos inflamatórios, outrora típicos da velhice, mas atualmente detetados em pessoas bem mais jovens.

Sei que filosofei demais e deambulei por caminhos muito afastados do que estão habituados… Mas apelo ao vosso bom senso e peço-vos que reflitam um pouco, aceitem este desafio e libertem-se da alimentação e estilo de vida a que vivem acorrentados!

Com a mente aberta, vamos ao que interessa… As 7 razões para escolher a Dieta Paleo, como o vosso estilo de vida, mergulhando neste desafio, de corpo e alma:

  1. Ajuda a eliminar todos os processos inflamatórios do vosso organismo – A Dieta Paleo não admite o consumo de açúcar, sendo este um dos maiores causadores de inflamação. A maioria das dietas ocidentais tem efeitos prejudiciais para a nossa saúde, já que incluem muitos alimentos processados, com excesso de açúcar e que são causadores de doenças crónicas, como a diabetes tipo 2, obesidade e doenças cardiovasculares. A Dieta Paleo substitui esses alimentos processados por alimentos inteiros e nutricionalmente densos, como carnes, peixes, ovos, vegetais e frutas ricos em gorduras, proteínas, vitaminas e minerais. Os hidratos de carbono de alto índice glicémico como os pães … são substituídos por frutas de baixo índice glicémico e ricas em fibra. As frutas devem ser ingeridas inteiras e não sob a forma de sumos de fruta natural, pois desta forma a fibra é triturada e não desempenha, eficazmente, a sua função.
  2. A prioridade é consumir alimentos biológicos ou cultivados no local onde vivemos – A Dieta Paleo baseia-se em alimentos orgânicos, por isso sempre que possível, devemos comprar fruta e vegetais a produtores locais e carne no talho local, ou melhor ainda, procurar alimentos biológicos. Sei que nem sempre é fácil e é difícil chegar à perfeição, quando o tempo e a disponibilidade escasseiam, e por isso, é aceitável comprar alimentos nos hipermercados. É melhor comprar nos hipermercados, fruta, vegetais, carne e peixe, que alimentos industrializados!
  3. Esta dieta é baseada na ciência e evolução do ser humano – Se digitarem no Google normal “paleolitic diet”, encontrarão milhares de estudos e PDFs sobre esta dieta. Se digitarem no Google Académico (Google cientifico), muito utilizado por médicos, encontrarão cerca de 2600 artigos científicos sobre esta dieta. Então, esta dieta é baseada em evidências científicas, ao contrário de outras dietas da moda, o que nos faz acreditar na sua grandiosidade e no seu enorme poder curativo e preventivo.
  4. Tu passarás a fazer parte duma grande comunidade, incluindo o Blog Treino Natural, que aderiram a este estilo de vida e que tem beneficiado muito a vários níveis, tanto físico, como psicológico. Ao seguires este estilo de vida Paleo irás encontrar atualmente uma grande comunidade de seguidores, entre eles o nosso Blog, que te podem apoiar, incentivar e ajudar a perseguir este objetivo, que só te trará sucesso! Posso garantir-te, que o Blog Treino Natural, tem como objetivo ajudar-te a alcançares uma saúde e condição física superior, de forma completamente natural, evitando o aparecimento de doenças, ultrapassando a falta de energia e a falta de motivação, que muitas vezes sentimos. Assumimos o compromisso de te acompanhar nesta jornada e te ajudar a ultrapassar todas as dúvidas e dificuldades.
  5. A Dieta Paleo é muito, muito e muito mais do que uma simples dieta – A maioria das dietas “da moda”, apesar de ajudarem na perda de peso, também podem originar vários problemas de saúde, pois muitas, não fornecem um aporte adequado de nutrientes, de gorduras saudáveis e de colesterol, uma molécula essencial para a produção natural de hormonas. Do lado oposto encontra-se a Dieta Paleolítica, que tem como principal objetivo a saúde! Trata-se de uma abordagem holística para alcançar uma vida mais longa, despreocupada, saudável e feliz, que juntamente com um programa de exercícios (que podem encontrar no Blog Treino Natural), vos levará a alcançar um físico magro, poderoso e invejável, que não terão vergonha de exibir e que vos ajudará a recuperar a auto-estima perdida.
  6. Esta dieta é também conhecida como a “Dieta da mente” – Como é que esta dieta pode afetar a saúde do teu cérebro? A resposta é bem simples… Ao reduzir os níveis de inflamação no teu corpo, os efeitos sentidos no cérebro são extraordinários. Esta dieta é rica em alimentos anti-inflamatórios que promovem a saúde mental e o funcionamento cognitivo, sendo especialmente importante para quem sofre de problemas psíquicos, como a depressão entre outros.
  7. Com esta dieta vão emagrecer – Apesar da sua meta principal ser a melhoria do estado geral de saúde, outras consequências positivas vêm por arrasto, e uma delas é a perda de peso. Quem tem excesso de peso verá os dígitos reduzirem na balança e enquanto mantiverem este estilo de vida, o vosso peso não sofrerá grandes oscilações. Este não deve ser o ponto fulcral da Dieta, mas sim a saúde! No entanto, todos nós compreendemos a importância de evitar a obesidade, para o bem da saúde e é sempre bom, juntar o útil ao agradável! Assim, apesar do emagrecimento não ser o mais importante, admito que esse efeito secundário da Dieta Paleo é bastante motivante, principalmente para quem gosta de ter uma boa performance física.

 

Conclusão

Seja qual for o motivo que vos leve a decidir seguir um estilo de vida Paleo, uma coisa é certa…Vocês irão conseguir atingir esse objetivo!

O foco principal da Dieta Paleolítica é a qualidade dos alimentos que ingerem, e não a quantidade, o que acaba por ser prático, já que não será necessário pesar comida, nem contar calorias.

Nesta altura devem estar a perguntar…”Mas, se não diminuirmos o aporte calórico diário, será possível emagrecer?”

É uma pergunta pertinente e a minha resposta é “SIM”, podemos emagrecer… Esta Dieta melhora a tolerância à glicose, combatendo a resistência insulínica, que está presente de forma silenciosa, em grande parte da população, como resultado de anos de maus hábitos alimentares! O aumento de insulina no corpo está de mãos dadas com a obesidade, que futuramente levará ao aparecimento de uma nova doença, intitulada de Diabesidade.

Diabesidade = Obesidade + Diabetes que vai ser a maior epidemia nas próximas duas décadas e a combinação destas duas doenças vai ser o maior desafio mundial, a nível da saúde.

Como poderemos vencê-lo?

A resposta está na “DIETA DO PALEOLITICO”, que vos ajudará a prevenir o aparecimento desta e de tantas outras doenças que assolam cada vez mais pessoas no mundo inteiro!

Sigam o Blog, subscrevam-se e ajudem-nos a crescer!

Termino com uma citação: “Os melhores médicos do mundo são: o Dr. Dieta, o Dr. Tranquilidade e o Dr. Alegria.” (Jonathan Swift)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

WordPress Anti Spam by WP-SpamShield