4 Passos para Curar a Ansiedade (garantido)

AnsiedadeSofres de Ansiedade?

Não sabes o que fazer?

Estás a pensas consultar um psiquiatra?

Pensas tomar medicação?

Já fizeste algumas tentativas e todas falharam?

Neste artigo vou demonstrar-te que a ansiedade tem cura de forma natural!

Existem 4 passos importantes para combater e eliminar a ansiedade que se assemelham às quatro pernas de uma cadeira… Se numa cadeira faltar uma perna, ela vai baloiçar e cair, o mesmo irá acontecer se faltar cumprir um dos quatro passos que descrevo para combater a ansiedade. Todos os passos terão que ser rigorosamente cumpridos, para que o nosso plano não falhe e para se conseguir atingir o equilíbrio pretendido.

Para que uma cadeira se encontre em condições de nos sentarmos nela é necessário que as suas quatro pernas sejam fortes e firmes, para que em conjunto nos proporcionem uma boa base de equilíbrio.

Os 4 passos que vos vou descrever devem ser cumpridos religiosamente e simultâneaneamente, já que se complementam e, no seu todo, ajudam a combater a ansiedade de maneira sólida e equilibrada.

Os 4 passos que enumero aplicam-se a todas as pessoas que sofrem de ansiedade, mas também a todas aquelas que apesar de ainda não sofrerem, estão prestes a sucumbir a este estado.

Os 4 passos para curar a ansiedade são:

  1. Comer mais

Durante o dia devem consumir 3 refeições, mas em quantidade suficiente para se sentirem de estômago cheio… Mas comer até ficar cheio, não significa comer compulsivamente e muitas vezes ao dia, por isso aconselho a que façam apenas 3 refeições diárias, pequeno-almoço, almoço e jantar é o suficiente!

Depois de uma boa refeição é impossível ficar ansioso!

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Quando sugiro que comam mais, o meu objetivo não é que engordem ou que comam mal, pelo contrário, o que devem fazer é ingerir 3 refeições nutritivas. Certifiquem-se que comem alimentos nutritivos e naturais como os indicados na Dieta Paleo/Primal e evitem sempre comidas industrializadas e processadas, repletas de açúcar, corantes, conservantes, gorduras trans, … que farão com que se sintam famintos ao fim de umas meras 2 horas.

Não sou adepto de uma dieta alimentar rica em hidratos de carbono, mas quem sofre de ansiedade, deve ingeri-los numa quantidade, um pouco superior. Devem escolher hidratos de carbono gentis, especialmente batata-doce, que podem ingerir em duas das refeições diárias e em quantidade moderada.

Quem segue o blog sabe que sou um grande defensor do Jejum Intermitente, pois além de me permitir comer até ficar saciado, sem me fazer refém da cozinha, apresenta inúmeros outros benefícios que podem consultar num dos artigos do blog, no entanto esta pode não ser a opção ideal para quem sofre de ansiedade, já que a fome potencia ainda mais este estado!

Está comprovado, cientificamente, que a restrição calórica prolongada é horrível e provoca letargia, irritabilidade, ansiedade e estresse psicológico grave. Por estes motivos, quem sofre de ansiedade não se deve sacrificar com dietas demasiado restritas, deve sim, comer o suficiente para se sentir saciado nas três refeições, conseguindo assim manter a felicidade, a sanidade e o humor.

A ansiedade está naturalmente presente nos genes do Homem. Na era paleolítica, fome significava que não havia comida, e esta era uma condição necessária para produzir ansiedade suficiente, para a obter!

A ansiedade quando “não alimentada” está enraizada na genética dos seres humanos, por isso come e a ansiedade desaparecerá! Mas come alimentos de verdade e não “produtos alimentares”.

  1. Dormir mais

As pessoas que sofrem de ansiedade sentem-se, geralmente, cansadas e sem energia para as suas atividades diárias, pois certamente não dormem o suficiente.

A ansiedade e a depressão podem ser causadas pela privação do sono.

A falta de horas de sono, a longo prazo, tem consequências graves, pois poderá estar na origem da ansiedade e até mesmo da depressão, condições que andam muitas vezes de mãos dadas. Atualmente, estes estados afetam uma grande parte da população e constituem uma das principais causas de baixa médica e do aumento do absentismo laboral (situação normal em casos de depressão e de ansiedade crónica).

Depois de um dia de grande atividade é essencial uma boa noite de sono!

Está provado que quem não dorme o suficiente, geralmente apresenta “disfunções” cerebrais causadoras de ansiedade. Durante o sono, o cérebro regenera neurónios que estão ligados ao pensamento, emoções, sentimentos e humor. Algumas áreas do cérebro, como o lobo temporal, deixam de funcionar de forma correta quando não dormimos o suficiente.

Além disso, de um modo geral, todas as hormonas são afetadas pela falta de sono, pois a sua regulação é feita durante as várias fases do sono, e todos sabemos a importância que as hormonas tem para a nossa saúde física e mental. Logo, o sono e as hormonas afetam a tua ansiedade, a vários níveis!

A falta de horas de sono origina níveis elevados de adrenalina e de estresse. Quem não sofre de ansiedade, não terá dificuldades em lidar com isso, mas quem se encontra neste estado, experimenta um aumento dos níveis globais deste neurotransmissor, o que não é nada benéfico.

Neste assunto, eu falo por experiencia própria, já que tenho muitas dificuldades em dormir e como trabalho por turnos rotativos, a situação torna-se ainda mais difícil de contornar.

  1. Fazer caminhadas

Caminhar é o melhor “Xanax” para curar a ansiedade!

Quando um cão começa a arranhar a porta de casa ou do apartamento onde vive, ele está irrequieto, tenso e ansioso e, certamente, não necessita de um comprimido para a ansiedade, apenas precisa que lhe abram a porta para fazer uma longa caminhada! Um cão que não passeia diariamente torna-se tenso, ansioso e pode mesmo acabar por adoecer!

O que acontece aos nossos animais, não é muito diferente do que acontece connosco, pois um corpo letárgico e sedentário respira ansiedade! Manter o nosso corpo sedentário é rejeitar a nossa própria energia interna, energia essa, que em vez de ser canalizada para as diversas atividades que podemos executar, será canalizada para estimular a ansiedade.

O nosso corpo foi criado para ser ativo e quando não se move, cria tensão!

Alguns estudos indicam que a atividade regula o cortisol, a “hormona do estresse”, o que na minha opinião têm toda a lógica. No paleolítico, a ansiedade ou o estresse que o Homem sentia na busca de alimento ou a tentar defender-se do ataque de animais selvagens, aumentava-lhe o cortisol, o que por sua vez estimulava o seu instinto de lutar ou correr. A inatividade nunca, mas mesmo nunca terá a capacidade de modular o cortisol, já que desde os nossos antepassados que essa modulação está a cargo da atividade física.

A nossa saúde hormonal e cerebral é mantida por um sistema imunológico saudável e a prática de atividade física vai “turbinar” esse sistema.

Mesmo que a falta de atividade não seja o principal motivo da tua ansiedade, a inatividade somente prejudica este estado. Está nos nossos genes mantermo-nos ativos e esta prática fará com que a ansiedade se mantenha afastada de nós.

Muitos já saberão que o exercício físico moderado ou intenso liberta endorfinas no nosso cérebro, o que causa o mesmo efeito que um analgésico. Essas endorfinas são libertadas para evitar que o exercício físico nos provoque demasiada dor, mas também porque desempenham um importante papel, tanto na regulação do humor, como na manutenção da saúde cerebral.

É claro que considero muito importante o exercício físico de intensidade moderada/alta, para melhorar a autoconfiança, o sistema imunológico e a saúde mental. Este tipo de treino ajuda o teu corpo a trabalhar de forma mais eficiente e evita “falhas”, como o aparecimento de ansiedade! Neste artigo apenas estou a dar ênfase a uma forma de exercício mais leve, como as caminhadas, por um lado porque são acessíveis a todos, mesmo para aqueles que por algum motivo não podem praticar atividades físicas intensas, e por outro porque no caso especifico da ansiedade tem efeitos bastante positivos.

Além disso, para mim, as caminhadas são o melhor exercício para melhorar o sono!

Não se esqueçam que o ser humano foi “desenhado” para CAMINHAR!

  1. Respirar profundamente

 A forma de respirar influencia bastante a ansiedade.

A respiração rápida e superficial estimula a ansiedade, enquanto a respiração lenta e profunda, ajuda a combater a ansiedade.

O próprio estado de ansiedade, assim como outros fatores, como a obesidade, provocam respirações mais superficiais. A ansiedade desencadeia um aumento do número de batimentos cardíacos, que tem como efeito secundário uma respiração mais rápida e superficial.

O que se passa atualmente com as pessoas que sofrem de ansiedade, é que estas pessoas não estão sofrer o medo de caçar para obter alimento ou o medo de fugir de um animal, como acontecia na era paleolítica. No entanto, o seu corpo reage como se isso estivesse a acontecer, já que está constantemente a libertar adrenalina!

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Quem sofre de ansiedade é como se vivesse com medo crónico, não apenas por breves momentos, como acontecia há milhões de anos atrás, mas durante todos os dias, semanas, meses e anos, o que lhes causa uma hiperventilação contínua. A hiperventilação contribui para uma maior excreção de dióxido de carbono (Co2) e uma menor entrada de oxigénio para as células. Assim, é necessário respirar de forma mais lenta e profunda, para se obter um melhor aporte de oxigénio celular.

O meu conselho para os que sofrem de ansiedade é que ao longo do dia tentem respirar lenta e profundamente, quando sentirem que a vossa respiração se torna superficial e acelerada.

Este sistema de respiração também auxilia o sono, pode ser executado várias vezes ao dia e consiste em:

  • Inspirar durante cerca de 4 segundos;
  • Suspender a respiração durante cerca de 7 segundos;
  • Expirar durante cerca de 8 segundos.

Os 4 pilares para combater a ansiedade estão descritos…

COMER MAIS, DORMIR MAIS, CAMINHAR MAIS E RESPIRAR MAIS!

Antes de recorrerem à medicina convencional, ponham em prática estes 4 pilares que não vos irão emagrecer a carteira! Os medicamentos são caros, não curam, apenas atenuam os sintomas e a longo prazo são acompanhados por inúmeros efeitos secundários.

O verdadeiro “medicamento” para a ansiedade é a comida, o sono, a atividade física e a respiração!

Para conseguirem alcançar melhores resultados vou dar-vos mais algumas dicas que vão complementar ainda mais estes 4 pilares.

  • Diminuir ou excluir o consumo de café

Como sabem, eu sou defensor do consumo de café, que ingerido com moderação apresenta muitos benefícios para a saúde.

Mas existem situações que requerem cuidados especiais… O café não deve ser consumido por pessoas que sofram de hipersensibilidade à cafeína, que sofram de gastrite, de úlcera gástrica ou de ANSIEDADE.

O café coloca-nos em estado de alerta, aumentando a adrenalina e inibindo o sono. Se sofrem de ansiedade, o café pode ser vosso inimigo e devem eliminá-lo ou, pelo menos, reduzir bastante o seu consumo. Se fizerem isto verão a ansiedade reduzir de 75% a 90%.

Aviso-vos que quando eliminarem o café da vossa rotina diária, principalmente se consomem mais de 2 cafés diários, vão sentir inicialmente alguns efeitos secundários que aumentarão ainda mais o vosso estado de ansiedade. O mesmo acontece, quando um toxicodependente se desintoxica da droga que consome. O que quero dizer é que estes efeitos secundários são temporários e vão desaparecer com o tempo e não indicam que estão a prejudicar a vossa saúde, pelo contrário, mostram que estão, simplesmente, a desintoxicar o vosso corpo!

Assim como um toxicodependente tem efeitos secundários por deixar de consumir drogas, também sentimos efeitos secundários ao diminuirmos o consumo de hidratos de carbono, de açúcar, ou de café na nossa alimentação. Não é só a privação do que é artificial que provoca efeitos secundários, a privação do que é natural também os pode provocar. Os efeitos secundários só aparecem quando fazemos algo de errado na nossa vida e o consumo exagerado de hidratos de carbono, de açúcares (estatisticamente, existem dados que revelam que existe um maior número de pessoas dependentes do açúcar que da cocaína), de produtos industrializados, de álcool e até mesmo de café, são exemplos disso, pois eles são como drogas que ao serem excluídos da nossa vida nos fazem sentir temporariamente, mal!

No caso especifico do café, aconselho-vos um consumo moderado, pelos benefícios que apresenta, mas se o estado de ansiedade for grave, aconselho-vos a eliminá-lo completamente. Embora o café seja uma fonte de benefícios, é uma substância poderosa e não devemos abusar dela!

A cafeína bloqueia a atividade da adenosina, um neurotransmissor que nos deixa cansados e com sono e aumenta a dopamina e a acetilcolina no cérebro, aumentando o poder cerebral, a motivação, a produtividade, mas também ansiedade. A cafeína provoca insónia (considerado um transtorno psiquiátrico), aos mais sensíveis a este composto.

A cafeína também reduz o neurotransmissor GABA, que funciona como um “travão” para a atividade cerebral excessiva, sendo considerado o “Valium” da natureza.

Pessoalmente consumo café de forma moderada, cerca de 3 ou 4 por semana, pois sofria de esofagite e gastrite crónica atrófica. Depois de 5 anos a fazer a dieta Paleo/Primal, a minha última endoscopia confirmou que não possuía mais esofagite, nem gastrite atrófica, apenas possuo a mucosa do estômago edemaciada e hiperemiada.

Quem não têm problemas de ansiedade, hipersensibilidade à cafeína ou problemas gástricos pode consumir até 3 cafés diários. Desta forma conseguirá tirar partido dos seus benefícios, especialmente no que respeita à prevenção do aparecimento da Doença de Alzheimer.

  • Conviver socialmente

A solidão está de braços dados com a ansiedade e com a depressão. São poucas as pessoas que toleram bem a solidão.

O meu conselho é que tentem ter uma família e nunca excluam o cônjuge, porque essa é a pessoa que vos seguirá durante toda a vida, ou pelo menos assim será o desejo da maioria de vocês!

A vida conjugal pode ser a melhor maneira de evitar a ansiedade, tentem sempre ter uma boa relação com o cônjuge, os filhos, os netos, … Apostem no reconciliamento conjugal (caso existam problemas), pois o nosso cônjuge é um pilar importante no nosso equilíbrio emocional e, como equipa devemos manter-nos unidos!

Passar algum tempo sozinhos de vez em quando, não é um problema, já que por vezes sentimos necessidade de “recarregar baterias”. Mas quando começamos a precisar “recarregar baterias” demasiadas vezes, então é porque existe um problema! E aí temos de estar atentos e ser perspicazes o suficiente, para detetarmos o problema e tentarmos resolve-lo!

Devemos pensar e admitir que a nossa equipa para toda a vida é o nosso cônjuge, é ele /ela que vai lá estar nos melhores e nos piores momentos. Por isso dediquem-se, mantenham-no perto de vocês e não tentem “pular a cerca”. No futuro perderão quem vos ama, e quando precisarem de ajuda, estarão sozinhos!

Ao longo da vida (mas não na minha) observei que qualquer caso extra conjugal é interessante apenas no início, quando tudo corre bem! Normalmente dura pouco e trás consequências graves.

A solidão é um gatilho para o pensamento, que na mente humana é muitas vezes negativo. Então, passar demasiadas horas sozinhos e embrenhados em pensamentos, não é um comportamento saudável.

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Convivam com a vossa família, e se não tiverem família, aproveitem os verdadeiros amigos e excluam as más companhias, especialmente quem não se preocupa minimamente com vocês.

  • Não viver constantemente com pressa

É bastante usual sair de casa atrasado e apressado! Chegar ao local de trabalho atrasado é comum, mas é provável que sair de casa 5 minutos antes, não seja uma condição impossível. Na maioria das vezes, bastam 5 minutos para que saiam de casa com mais calma, sem estresse e para que se sejam pontuais perante os vossos compromissos!

Tentem seguir uma rotina de vida mais calma, não tentem fazer tudo, pois por vezes é melhor deixar de lado algumas tarefas que padecer de doenças graves, como ansiedade, depressão, estresse, mau humor e irritabilidade.

Muitas das tarefas que nos propomos executar no nosso dia-a-dia não são essenciais para a nossa sobrevivência e apenas servem para nos estressarem, cansarem e tornarem-nos mais ansiosos, especialmente se não as conseguirmos realizar. Apenas façam diariamente aquilo que é realmente necessário!

  • Divertir-se mais

Sempre que sentirmos necessidade de nos divertimos, devemos fazê-lo, caso contrário sentiremos tédio, aborrecimento, desconforto e é claro, ANSIEDADE!

A ansiedade pode por vezes ser confundida com aborrecimento, e é por isso que devemos ocupar os nossos dias com algumas atividades como, caminhar, assistir a um filme com a família, fazer uma viagem de sonho ou mesmo passar um fim-de-semana fora.

Podem fazer qualquer atividade que vos faça sair da rotina!

  • Abster-se da vida comercial

Quando não sabemos o que o futuro nos reserva, é difícil evitar a ansiedade.

Obter sucesso é uma atitude positiva, mas aumenta risco de falhar, o que consequentemente origina ansiedade. Não desejo que evitem ter sucesso, mas sim que tentem controlar a ansiedade que este vos pode trazer.

Mas existem muitos outros motivos comerciais ou financeiros que podem provocar altos níveis de ansiedade. Entre eles podemos destacar, as prestações ou créditos, que muitos de vocês terão ao vosso encargo e que vos tornam prisioneiros, provocando índices elevadíssimos de ansiedade.

Atualmente, a maioria tem vários encargos financeiros, como pagar o empréstimo da casa, do carro, da mota, das mobílias, da televisão, do frigorífico, do telemóvel e até da viagem de férias do ano passado.

É claro que tudo isto provoca ANSIEDADE, ANSIEDADE e mais ANSIEDADE.

Aconselho-vos a comprarem somente quando tiverem dinheiro suficiente para o fazer, ou pelo menos tentem evitar prestações desnecessárias. Todos sabemos que é difícil comprar uma casa ou um carro sem recorrer a créditos, mas existe sempre a possibilidade de arrendamento ou de comprar um carro usado. Mas, mesmo que façam créditos para a casa ou para o carro evitem acrescentar mais, não sejam escravos das prestações para o resto da vida!

Conclusão

Estes são os 4 pilares e as dicas mais importantes para curar a ansiedade! Tentem segui-los criteriosamente e sintam a ansiedade a desaparecer!

Não insistam em gastar dinheiro com psiquiatras e em medicação, porque isso apenas vos trará algum bem-estar nos primeiros tempos. Optem por uma mudança no vosso estilo de vida e não deixem que a ansiedade vos volte a atormentar!

A ingestão contínua de medicamentos não vos fará curar a ansiedade e a longo prazo sentirão os seus efeitos negativos na saúde, o que aumentará os vossos níveis de ansiedade para o dobro.

Com a saúde não se brinca e saúde física é sinónimo de saúde mental!

Agora já sabem como curar a vossa ansiedade, só têm de dar o 1º passo…e seguir este plano até ao fim!

Sigam o Blog, subscrevam-se e ajudem-nos a ter motivação para seguir com este projeto!

Termino com uma citação: “Comam, durmam, caminhem e respirem” (Carlos Coelho)

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