25 Benefícios do Café para a Saúde Física e Mental

Benefícios do caféO café é uma planta funcional que melhora a saúde, sendo considerado pela comunidade científica, um medicamento natural, capaz de prevenir várias doenças.

Os grãos de café possuem diversos minerais, tais como: potássio, zinco, ferro, magnésio, entre outros, no entanto a sua melhor caraterística é a quantidade de polifenóis antioxidantes que apresentam. Os polifenóis retardam as reações de oxidação que ocorrem no nosso organismo, desempenham um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, possuem atividade anti-inflamatória e ajudam na prevenção da obesidade e da diabetes.

Vou enumerar alguns dos benefícios associados ao consumo de café:

  1. Previne o cancro do cólon, da mama e do fígado;
  2. Protege das doenças de Parkinson e de Alzheimer;
  3. A cafeina presente no café é um potente broncodilatador, prevenindo doenças como a asma;
  4. Como alguns estudos indicam, o seu consumo diário previne a diabetes;
  5. Previne a depressão e melhora o humor;
  6. Melhora a concentração e a memória;
  7. Contribui no auxilio de problemas associados ao alcoolismo, sendo também um potente protetor do fígado, o que se torna essencial para aqueles que consomem elevadas quantidades de álcool;
  8. A cafeína possui um efeito termogénico natural, contribuindo para queimar gordura corporal e ajudando a prevenir a obesidade;
  9. Previne a osteoporose;
  10. O consumo de café é o melhor “gatilho” para estimular uma proteína presente no nosso corpo, intitulada Nrf2, que tem como principal função combater os radicais livres;
  11. Melhora o desempenho mental, sendo por isso muito utilizada pelos estudantes;
  12. Melhora o desempenho físico, já que a cafeína apresenta um efeito estimulante;
  13. Previne o aparecimento de doenças neuro-degenerativas, como a demência;
  14. Apresenta efeitos positivos na memória a longo prazo;
  15. É rico em riboflavina, ácido pantoténico, manganês, potássio, magnésio e niacina, nutrientes muito importantes para o equilíbrio do nosso organismo;
  16. Como indicam alguns estudos, diminui ligeiramente o risco de doença cardíaca, contrariamente ao que se pensava;
  17. Vários estudos demonstram que o café aumenta a esperança média de vida, o que, na minha opinião parece estar associado ao facto de estimular a proteína Nrf2, cuja função é combater os radicais livres;
  18. Diminui o risco de calcificação das artérias, eliminando os depósitos de cálcio formados nas mesmas;
  19. Melhora a saúde cerebral, ativando as células tronco cerebral, para que ocorra a formação de novos neurónios;
  20. Promove a produção de neurotransmissores importantes, como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina;
  21. A cafeína contribui para aumentar os níveis de testosterona, principalmente se for ingerida uma hora antes de se praticar exercício físico;
  22. Diminui a sonolência e o cansaço, já que é um poderoso estimulante;
  23. É eficaz no alívio das dores de cabeça, devido ao seu efeito vasoconstritor a nível cerebral;
  24. O consumo de café pode diminuir em 10% o risco de desenvolvimento de cálculos renais;
  25. Contribui para aliviar a constipação intestinal (obstipação).

Todos os benefícios enumerados podem ser conseguidos através de um consumo moderado de café. Considero moderado, a ingestão de 3 a 5 doses diárias, ou seja o equivalente a 150 – 300 mg de cafeína por dia.

Inversamente, o consumo de doses elevadas de café pode acarretar alguns efeitos negativos, tais como: taquicardia, palpitações, insónias, ansiedade, tremores, dores de cabeça e náuseas.

Aproveito para realçar que estes efeitos, normalmente, só se manifestam em indivíduos sensíveis à cafeína e, ou que, abusam da mesma.

No caso particular de determinadas doenças, como a diabetes tipo 2, foi comprovado que o consumo de pelo menos 6 a 7 chávenas de café por dia previne o seu aparecimento.

O café diminui a concentração de glucose no sangue e aumenta a sensibilidade à insulina, por isso no caso específico da diabetes, aconselho a beberem o café sem adição de açúcar, tal como eu o consumo, mesmo não sendo diabético.

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O CAFÉ E A DEPENDÊNCIA DA CAFEÍNA

A maioria das pessoas acredita que ao consumirem café com regularidade, vão sofrer sintomas de privação, quando deixarem de o beber. Pessoalmente, consumo café com regularidade e mesmo passando um dia ou dois sem o beber, não senti quaisquer sintomas de privação.

É perfeitamente natural que possa  haver um deficit de atenção e energia, se descontinuarmos o consumo de café, já que este funciona como um poderoso estimulante.

Se uma pessoa for privada de água por um ou dois dias, vai sofrer sintomas de privação, tais como: boca seca, sede intensa, cansaço, desidratação, letargia, entre outros, podendo até mesmo morrer. O mesmo pode também acontecer com a privação de alimentos.

Já que o café é uma bebida natural e saudável, não vejo qualquer problema se ocorrerem alguns sintomas de privação, quando se para o seu consumo. Na minha opinião, um dos maiores efeitos negativos associados à sua privação, será a nível social, já que o café é utilizado diariamente por diversas pessoas, para confraternizar socialmente.

O CAFÉ E A CIRROSE HEPÁTICA

Anteriormente, referi que um dos benefícios associados ao consumo de café era o seu efeito protetor em relação ao fígado. Esta é uma das razões, pelas quais o café contribui para melhorar o alcoolismo, sendo por isso essencial para todos aqueles que consomem grandes quantidades de álcool.

Vários estudos indicam um papel protetor do café em relação à cirrose hepática e em especial, à cirrose alcoólica. Por isso, reforço a sua importância, para quem ingere doses elevadas de álcool.

Foi também demonstrado que o café diminui os níveis das enzimas hepáticas, gama glutamiltransferase (gama GT) e alanina aminotransferase (ALT), dois marcadores utilizados no diagnóstico de doença hepática.

São vários os componentes do café que se apresentam benéficos para o fígado, tais como: a cafeína, o cofestol, o kahweol e os polifenóis.

O CONSUMO DE CAFÈ E A GESTAÇÂO

O consumo moderado de café durante a gestação não é prejudicial, mesmo sabendo que a cafeína atravessa facilmente a placenta.

Nesta fase e por precaução, recomendo o consumo diário de apenas 2 chávenas de café.

Escusado será dizer, que o consumo de café associado ao consumo de álcool e de tabaco, no período de gestação é totalmente desaconselhado, por diversos motivos, entre eles o aumento do risco de aborto.

O CAFÉ E AS CRIANÇAS

A grande maioria das crianças não consome café, nem diariamente, nem esporadicamente, o que se deve a um mito já enraizado na nossa cultura de que o café não deve ser ingerido por crianças.

Atualmente, as crianças consomem doses elevadas de refrigerantes e de açúcar, consomem pacotes de batatas fritas em óleos refinados e vários outros alimentos processados. Esta lista de alimentos faz parte do dia-a-dia da maioria das crianças, no entanto muitas delas chegam a passar vários dias sem ingerirem legumes ou fruta e sem ingerirem água, sendo a mesma substituída por sumos e refrigerantes.

Desta maneira e com a melhor das intenções, pois como pais só queremos o melhor para os nossos filhos, ao lhes darmos diariamente alimentos processados, estamos a envenená-los e a encher os bolsos da indústria alimentar.

Assim deixo-vos uma questão para poderem refletir:

“Na vossa opinião será que o café, um alimento natural, prejudica mais a saúde das crianças que o consumo diário de alimentos processados, repletos de açúcares, corantes e conservantes?”

O consumo moderado de café não prejudica os nossos filhos, podendo até mesmo contribuir para aumentar os níveis de concentração e de capacidade de aprendizagem, melhorando a memória a longo prazo.

No Brasil, milhares de crianças consomem café com leite como refeição principal e são completamente saudáveis, muitos deles mais resistentes fisicamente que os nossos filhos.

Hoje, o que mais prejudica as crianças é o consumo diário de alimentos processados, que são responsáveis pelo aumento da obesidade infantil e pelo comprometimento do seu sistema imunitário, o que representa maiores probabilidades de virem a contrair diversas doenças.

Pensando, sem complicar:

“Se traz benefícios para os adultos, também os traz para as crianças”, basta apenas adaptarmos a dose diária correta.

CONCLUSÃO

  • O consumo moderado de café por indivíduos saudáveis, não é prejudicial.
  • Indivíduos sensíveis à cafeína devem ser cautelosos no consumo de café, e se necessário, evitar o seu consumo.
  • O único tipo de café que tem efeitos negativos para a saúde é o descafeinado, porque no processo utilizado para extrair a cafeína utiliza-se um solvente muito prejudicial à saúde. A cafeína tem efeitos benéficos, o mesmo não acontece com o solvente utilizado para a extrair do café.
  • Beber café com regularidade permite aproveitar todos os seus benefícios, mas a melhor forma de o consumir é sem adição de açúcar, uma vez que o açúcar é o maior veneno dos nossos tempos.
  • Para aqueles que pretendem beber café sem açúcar, aconselho que experimentem a não adicionar açúcar, nas próximas 5 vezes que beberem café. Normalmente, depois destes 5 cafés ingeridos sem açúcar, não vão sentir necessidade de o voltar a adicionar.
  • Para aqueles que mesmo assim, não conseguem ingerir café amargo, aconselho a utilizarem açúcar mascavado, como substituto do açúcar branco. Nunca utilizem adoçantes, já que possuem substâncias químicas, bastantes prejudiciais para a saúde.
  • Para todos os que utilizam uma abordagem alimentar com jejum intermitente, vão beneficiar bastante com o consumo de café amargo.

Termino com uma citação: “Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só uma vida”. (Sêneca)

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2 comentários a “25 Benefícios do Café para a Saúde Física e Mental

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