12 Motivos para Homens e Mulheres Praticarem Musculação (em especial o motivo 9)

Vantagens do Treino de MusculaçãoSempre sonhei em possuir um corpo forte, atlético e musculado. Quando era mais novo pensava que ia alcançar, o nível dos campeões de culturismo. Com o passar dos anos, descobri que o tamanho muscular exibido pelos campeões, se devia ao consumo em massa de esteroides anabolizantes, hormona do crescimento, insulina, diuréticos entre outros. Atualmente, almejo por algo mais natural e saudável!

Assim como eu, também a minha esposa queria um desporto que lhe proporcionasse saúde, vitalidade, tónus muscular, curvas harmoniosas e um corpo atlético, decidindo-se assim a caminhar ao meu lado neste desporto que tanto me motiva!

E vocês, também querem descobrir um desporto que faz milagres?

Então continuem a ler este artigo…

 

  1. Um corpo forte proporciona uma mente forte

A musculação transmite uma sensação de força, poder e bem estar, que se transmite não só física, mas também psicologicamente.

Já presenciei pessoas que se envergonhavam do próprio corpo e manifestavam complexos de inferioridade. Após um ano ou dois de treino de musculação mudaram completamente a sua mentalidade, mostrando um corpo bonito, um porte altivo e poderoso e uma mente forte, deixando para trás todos os sentimentos negativos que os assombravam.

  1. Os treinos de musculação ajudam a queimar gordura

É um perfeito disparate pensar que apenas podemos emagrecer, praticando treinos aeróbicos. O treino aeróbico conduz ao emagrecimento, levando à redução de gordura corporal, mas a acompanhar também ocorre perda de massa muscular, o que resulta num corpo de aspeto magro, mas com alguma flacidez.

A musculação, aliada a uma dieta adequada, reduz o peso corporal, ajudando a queimar gordura, com a enorme vantagem de oferecer um corpo de aspeto tonificado.

Enquanto o treino aeróbico contribui para diminuir a gordura corporal apenas durante a execução do mesmo, os treinos de musculação contribuem para perder gordura mesmo durante o período de descanso, já que na fase de recuperação muscular, os músculos aumentam o metabolismo e queimam gordura.

Vince Gironda nunca fez exercícios aeróbicos em toda a vida e apresentava o corpo escultural que podem apreciar!

Vince Gironda na Piscina

Vince Gironda na Piscina

  1. Treinos mais curtos oferecem mais tempo disponível

Se optarem por uma rotina diária de treino de musculação, executado convenientemente os exercícios, gastam entre 30 a 45 minutos do vosso tempo e conseguem milagres a nível físico, estético, de condicionamento e até mesmo a nível psicológico. O mesmo não acontece quando se fazem treinos aeróbicos de longa duração. Este tipo de treinos aeróbicos roubam-nos muito do nosso precioso tempo, e muitas vezes tornam-se desmotivantes a nível psicológico pelo tempo que sabemos que demoram a executar.

  1. Os treinos de musculação favorecem o sistema endócrino

Os treinos de musculação, especialmente as rotinas de força, contribuem para aumentar os níveis naturais de testosterona, principalmente se forem aliados a uma alimentação adequada.

É importante não esquecermos que, quanto mais elevados estiverem os níveis de testosterona, mais fácil será aumentar a massa muscular magra.

  1. Os treinos de musculação aumentam a energia e estimulam a sensação de calma

Com a prática diária de treinos de musculação, notamos algumas alterações no nosso dia-a-dia, já que nos apercebemos de que dispomos de mais energia, força e poder. Este aumento de vitalidade manifesta-se nos nossos comportamentos diários, tais como levantar uma carga pesada, transportar objetos de grande porte, subir alguns lances de escada, suportar 40 ou 50 minutos em pé na mesma posição, entre outros.

Relativamente à sensação de calma que se consegue atingir, posso garantir que não existe nenhum medicamento no mercado, que transmita a sensação de calma, tranquilidade e bem estar que se obtém logo depois de um treino intenso de musculação.

Se pretender potenciar ainda mais esta sensação, experimentem tomar um banho de água fria, logo após o treino. Garanto-vos uma enorme sensação de paz e tranquilidade!

  1. O treino de musculação obriga-nos a perseguir conceitos importantes: disciplina, determinação e trabalho intenso

Atualmente, a grande maioria dos Homens são fracos, indisciplinados e preguiçosos.

O treino de musculação obriga-nos a adotar rigor, disciplina, coragem e determinação para treinar de forma intensa, ou seja, ajuda-nos a adquirir espírito de guerreiro, pois só assim será possível obter o Corpo de um Guerreiro. Está comprovado que o treino diário ajuda a melhorar os comportamentos alimentares, pois sabe-se lá porquê, instintivamente quem treina diariamente, torna-se bastante cuidadoso com a sua dieta alimentar e com todos os alimentos ingeridos.

  1. Os treinos de musculação favorecem o sistema imunitário

Ao longo dos anos em que pratiquei musculação, percebi que sempre que passava 2 ou 3 meses sem treinar, sentia fraqueza física, transtornos digestivos, desconforto com a ingestão de alguns alimentos e com alguns excessos alimentares e até notava alguma diminuição da líbido. Cheguei mesmo a passar mais de um ano sem treinar, principalmente, por ler teorias erradas sobre excesso de treino (“overtraining”). Nesse mesmo ano, talvez por coincidência, foi-me diagnosticada uma gastrite cronica. O tratamento que fiz ajudou-me a aliviar os sintomas, no entanto tratava-se de um problema cronico, que teria que suportar para o resto da vida. Com determinados alimentos que ingeria, ou quando cometia algum excesso alimentar, sentia-me indisposto e vomitava. Por diversas vezes necessitei recorrer ao hospital, para me ser administrado um medicamento intravenoso, que ajudava a aliviar os sintomas. Quando reiniciei os treinos de musculação com intensidade e frequência, todo o meu organismo se fortaleceu, e até hoje, praticamente não senti mais nenhum tipo de desconforto gástrico. Sinceramente, até já me esqueci que possuo uma gastrite cronica, pois ao que parece, ela está totalmente adormecida.

O treino de musculação reforça todos os nossos músculos, ossos, órgãos e sistemas de órgãos, nomeadamente o sistema imunológico. Além disso previne gripes, constipações, diabetes, doenças cardiovasculares, cancro, depressão e muitas outras.

  1. Os treinos de musculação favorecem a postura

A vida atual conduz-nos a comportamentos e posturas incorretas, já que passamos diariamente, várias horas em frente ao computador ou à TV, não dedicamos tempo ao desporto, levantamos objetos com posturas incorretas, sentamo-nos de forma inadequada, entre outros.

Os treinos de musculação ajudam a fortalecer os músculos das costas, os músculos abdominais, do peito, dos ombros e das pernas, o que nos auxilia a adotar uma posição postural correta e firme. A postura que conseguimos adquirir, com a prática diária de musculação , com o peito projetado para a frente e os ombros para trás, demonstram um caminhar poderoso, forte, viril e de cabeça erguida.

Atualmente os jovens caminham com os ombros descaídos e de cabeça baixa, como se caminhassem para a morte.

Treinem musculação e caminhem como guerreiros!

Caminhar Como Guerreiro

  1. Os treinos de musculação melhoram a aparência física quando estamos despidos

Talvez este fosse o primeiro motivo que deveria ter enumerado, afinal todos gostamos de atrair e agradar o sexo oposto. A prática diária de rotinas de treino de musculação, altera a fisionomia do nosso corpo, o que acaba por ter repercussões positivas. Assim, uma aparência física viril, forte, saudável, esteticamente proporcionada e tonificada funciona como um autêntico “sex appeal” para o sexo oposto, pois já dizia o ditado “os olhos também comem”.

  1. Os treinos de musculação são extremamente desafiadores

Quando praticamos treinos de musculação diariamente, tentamos sempre progredir, em relação ao peso que conseguimos levantar. Este é um dos motivos, pelos quais delineamos metas e objetivos, de forma a conseguirmos concretizar os nossos sonhos. Ao alcançarmos os nossos objetivos, a nossa confiança e auto estima aumentam, não só ao nível dos treinos, mas também na nossa vida quotidiana, pois conseguimos demonstrar aos outros a nossa força e poder e o quanto pode ser difícil nos desafiarem.

  1. Os treinos de musculação são ideais para as mulheres perderem volume e ganharem curvas tonificadas

Os treinos de musculação são ideais para que as mulheres consigam perder volume, reduzindo a gordura corporal e tonificando os músculos. Para muitos não será novidade, que 1 kg de gordura ocupa mais volume que 1 kg de músculo. Por isso é normal, que as mulheres, ao praticarem musculação, aumentem o seu peso corporal, com diminuição do seu volume. Acontece que, por vezes a balança não acusa perda de peso, mas o que interessa é que passam a vestir um ou dois números abaixo relativamente ao que vestiam, o que significa que, perderam volume.

Normalmente, as mulheres não querem praticar musculação, pois têm receio de ficarem demasiado musculadas e com um aspeto masculinizado. Este receio, não tem qualquer fundamento nem razão de existir! Uma mulher que pratique diariamente treinos de musculação, sem consumir qualquer tipo de substância anabolizante, nunca irá conseguir ganhos musculares semelhantes aos dos homens. O motivo pelo qual isto acontece, deve-se ao facto de os homens possuírem cerca de 30 vezes mais testosterona que as mulheres. Como a testosterona é uma poderosa aliada dos ganhos musculares, se fizerem um treino completamente natural, sem recorrer ao uso de anabolizantes, vão sentir grandes dificuldades em criar volume muscular. O sistema hormonal das mulheres não lhes permite obter fisicamente, os ganhos de massa muscular que os homens conseguem atingir naturalmente.

Pelos motivos apresentados, aconselho as mulheres, a treinarem da mesma forma que os homens, seguindo a mesma rotina diária de treinos, porque os ganhos que vão conseguir adquirir, serão umas curvas tonificadas e atraentes!

  1. Os treinos de musculação protegem contra o envelhecimento

Normalmente, a partir dos 20 anos, perdemos cerca de 7% de massa muscular a cada 10 anos.

A acrescentar a esta situação está o declínio natural dos níveis de testosterona, que a partir dos 50 anos, têm uma redução de 1% ano ano.

A prática frequente de musculação permite ao longo da vida, travar essa perda de massa muscular e ao mesmo tempo contribuir para a manutenção de níveis normais de testosterona.

Conclusão

O meu testemunho pessoal é que os treinos de musculação, sempre me ajudaram muito, tanto a nível físico como psicológico, melhorando a minha saúde, força e vitalidade, contribuindo para aumentar muito a minha auto estima.

Nos treinos, o contato frequente com o ferro frio e duro fez de mim uma pessoa extremamente disciplinada, determinada e com um espirito de guerreiro.

A minha esposa já possui o mesmo espirito que eu, pois treina diariamente, com bastante disciplina e determinação.

Devo muito da minha vida a este desporto, por isso só posso recomendar que o pratiquem!

Vão obter grandes resultados! O vosso corpo e a vossa mente vão agradecer!

Termino com uma citação: “Força: característica marcante dos guerreiros. Fé: característica essencial de todos os vencedores!” (Thalita Gonçalves)

2 comentários a “12 Motivos para Homens e Mulheres Praticarem Musculação (em especial o motivo 9)

  1. Conheço algumas pessoas que fazem musculação , praticando durante um x de semanas seguidas(por exemplo 10 ), e ao fim desse tempo descansam uma semana, afirmando que é bom para a recuperação dos musculos. Gostava de saber a tua opinião sobre isso. Outra duvida que tenho é quando estamos com perca de rendimento\ alguma fadiga durante o dia_a_dia de treinos, o que devemos fazer? Para de treinar, treinar ainda mais,mudar alimentação, mudar horas de descanso, etc. Em cima mencionas-te os motivos para a pratica da musculação ,gostava de também ver abordada a parte dos planos de treino.

    • Olá David, concordo que para algumas pessoas é importante fazer 1 semana de descanso ao fim de algumas de treino.
      A semana de descanso é intitulada de “Deload”. Já o pratiquei, mas comigo não resulta, especialmente se parar totalmente de treinar nessa semana.
      A minha esposa pratica um “Deload” ativo, ou seja, ao final de 3 semanas de treino intenso, diminui a carga para 60% mantendo os treinos diários durante essa semana.
      Apesar de não conhecer a tua rotina de treino é normal que sintas alguma fadiga, no entanto se esta for excessiva não se deve a um excesso de treino, mas sim a uma falta de adaptação ao treino diário. É sempre importante dormir no mínimo 7 horas e seguir uma alimentação adequada http://www.treinonatural.pt/dieta-do-paleolitico-a-dieta-mais-eficaz/.
      Quanto aos planos de treino, pretendo futuramente elaborar um Ebook. Até lá vou publicar artigos que irão ao encontro das tuas duvidas.
      Subscreve-te no blog, é totalmente gratuito e receberás as notificações no teu email de todos os artigos que vou publicando.
      Obrigado pelo teu comentário, pois é sempre importante para mim saber que posso de alguma forma ajudar quem se interessa por estes temas.
      Estou cá, para qualquer dúvida!

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